Nós estamos acostumados a ver várias fotografias de outros planetas do Sistema Solar, tornando um momento muito especial quando conseguimos ver nosso pálido ponto azul de longe, e com uma nitidez de deixar qualquer um de boca aberta como na imagem acima.
A incrível imagem acima mostra o Planeta Terra e a Lua vista do planeta Marte, a uma distância de 205 milhões de quilômetros. A sonda responsável pela fotografia se chama Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), na Agência Espacial Americana (NASA) que atualmente está em órbita em torno do Planeta Vermelho. A imagem é tão detalhada que você consegue distinguir os continentes e as nuvens em nosso planeta.
“O tom avermelhado no meio da imagem da Terra é a Austrália”, descreveu a NASA em um comunicado. “O Sudeste Asiático aparece como uma área avermelhada (devido à vegetação) perto do topo; A Antártida é o pontinho brilhante na parte inferior esquerdo.”
Embora a Terra e a Lua estejam juntas nesta fotografia, esta na verdade se trata de uma composições de quadros fotografias tiradas no dia 20 de novembro de 2016 pela câmera HiRISE da MRO. A Lua é muito mais escura do que a Terra, então não seria visível se a câmera obtivesse a fotografia em um clique. Seus tamanhos e posições nesta imagem composta estão em proporção.
A HiRISE tem a maior lente telescópica que já se foi enviada para o espaço profundo, medindo 0,5 metros de diâmetro. Isso é suficiente para nos permitir ver a superfície de Marte com uma resolução de cerca de 0,3 metros por pixel, vendo objetos tão pequenos como pedras na superfície.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br