Rodrigo Sauaia, presidente de Absolar Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, informa que o avanço em todo país com instalação de painéis solares, tem apresentado significativa redução de preços para os consumidores.
O ganho de escala, aponta que a fotovoltaica se tornou 80% mais barata nos últimos anos.
Em algumas regiões do país com muita incidência de luz, gerar a própria energia com a instalação dos painéis solares no telhado, já é mais barato do que comprar a energia da rede de distribuição.
Se antes, o apelo de “energia limpa” pouco sensibilizava o consumidor, em razão do alto custo, nos tempos atuais esta imagem está se transformando, dada o preço altamente competitivo da energia solar.
A comprovar esta nova realidade, Adriana Maria Silva, de 47 anos, presidente da Creche Comunitária Mundo Infantil, na comunidade Santa Marta, do Morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, destaca a redução da conta de energia, “a gente pagava uma conta muito alta. Hoje a gente tem uma conta que pode pagar e com o dinheiro que sobra a gente pode investir na instituição, em alimentação, no material pedagógico, na manutenção do prédio”.
O projeto da Insolar instalado na comunidade no telhado dos prédios da instituição, vem gerando créditos na conta de energia da Light, a companhia de abastecimento de energia do local. Ou seja, o saldo a pagar no final do mês é zero, ou próximo disso.
http://sustentahabilidade.com.br/brasil-avanca-com-energia-solar/
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Fonte: Agência Brasil