O Estado do Piauí tem apresentado excelentes resultados com a produção de energia eólica.
No início de junho, a pequena cidade de Marcolândia (7.810 habitantes segundo censo do IBGE de 2010), onde foi instalado um parque eólico pela empresa Casa dos Ventos, registrou excepcional resultado, cravando 83% de produção.
Dada a oscilação dos ventos, é praticamente impossível atingir 100% de produção, e a este índice de aferição, recebe o nome de FCL- fator de capacidade líquido.
E no dia 07 de junho, o FCL atingiu 83%, portanto uma produtividade espetacular, como se as torres tivessem chegado no limite de produção.
FATOR DE CAPACIDADE LÍQUIDA EM OUTROS ESTADOS
Segundo o governador do estado, Wellington Dias, “É um recorde que nos orgulha muito, porque vira um fator de aproveitamento. Alguém que implanta um gerador de energia eólica em determinada região do Brasil pode lá aproveitar até 45%. No Piauí, o dobro. Isso é extraordinário” comemorou o governador.
Clécio Eloy, diretor executivo da Casa dos Ventos, empresa participante da instação do parque eólico, destacou a regularidade dos ventos no Piauí.
Segundo o empresário, “Enquanto em outros locais você tem meses com FCL de 20% e meses com FCL de 70 a 80%, aqui no Piauí é sempre de 50% a 70%. Os projetos da Casa dos Ventos no Piauí tiveram fator de capacidade de 75%, um recorde no país” revelou Eloy.
Vale destacar que a Casa dos Ventos é uma das pioneiras e principais investidoras no mercado de energia eólica do Brasil.
http://casadosventos.com.br/pt/nosso-compromisso/a-casa-dos-ventos
Energia limpa, não é uma opção, mas deve ser considerada como uma escolha obrigatória no Brasil, dada as condições climáticas favoráveis.
Assim sendo, reativar Angra 3 (que ficou mais de 20 anos com as obras paralisadas) é um retrocesso inaceitável.
Portanto os estados do nordeste, implementando sistemas de produção de energia limpa é uma obrigação indiscutível.
E o estado do Piauí, com mais de 60 projetos de energia eólica, esta cumprindo seu papel nesta política.
http://sustentahabilidade.com.br/dinamarca-energia-eolica-e-sucesso/
Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br