As Organizações Globo, assim como outras empresas jornalísticas continuam desrespeitando princípios essenciais da comunicação.
A Sociedade Esportiva Palmeiras, reconstruiu recentemente um novo estádio de futebol.
A demolição do antigo “Palestra Itália”, e a construção de uma moderna arena, fez parte de uma engenharia financeira, onde o Naming Rights (*) foi negociado com a Allianz Seguros que batizou a casa de espetáculos de Allianz Parque.
Esta ação de marketing, custou para seguradora cerca de R$ 300 milhões, valor calculado seguindo o princípio das citações do nome “Allianz” em transmissões esportivas de rádio e TV e inserções em matérias jornalísticas impressas e via web.
Contudo os programas esportivos, na Globo e no Sport TV
(diversos por sinal), comentaristas e locutores, rarissimamente citam a palavra “Allianz”, certamente orientados pela direção.
Ironicamente, o conteúdo jornalístico destes programas, invariavelmente citam a falta de profissionalismo dos clubes, dirigentes, árbitros , jogadores, etc… mas pecam grosseiramente com uma pratica de falso profissionalismo .
E esta “primazia” de ocultar a palavra “Allianz” avança pelos meios de comunicação, como uma pratica normal.
O site Terra também se utiliza desta mesma falta de profissionalismo (vide print screen abaixo).
Imagine se chamássemos a atual Rede TV de TV Manchete, afinal ela ocupa a mesma faixa de transmissão da antiga concessão da família Block ?
Ou a TV Globo de TV Paulista ? E o SBT de TV Tupi?
O mais estranho, é que as entidades jornalísticas que regulam as atividades dos profissionais desta área, como a Associação Brasileira de Imprensa, acobertam esta atitude lamentável.
Num país onde o jornalismo exerce um papel fundamental para divulgação da malversação dos recursos públicos, a independência jornalística dos profissionais emitindo opiniões isentas é fundamental.
Mas se estes profissionais estão subordinados a estranhas omissões na transmissão de um simples jogo de futebol, o que imaginar sobre o que sabem e pensam sobre o BNDES, Petrobras e Eletrobrás e não contam?
O papel desses profissionais, exercendo a profissão de forma independente dos interesses das emissoras, começa com o respeito publicitário.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
http://sustentahabilidade.com.br/setor-de-servicos-cresceu-em-maio/
(*)Naming Rights” é a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento de espetáculos culturais e/ou esportivos dá o nome para uma marca ou produto.