in ,

Gastronomia sustentável na Faculdade Franco Montoro.

Chef Adriana Dester de Resende

O curso de nutrição, da Faculdade Municipal Franco Montoro, em Mogi Guaçu, coordenado pela Professora Daniela Soares de Oliveira, vai muito além dos fundamentos básicos da cadeira.

Nas aulas de gastronomia, utiliza-se o conceito global de reaproveitamento.

E neste Programa SustentaHabilidade, apresentamos uma aula de culinária com a Chef Adriana Dester de Rezende, que ministrou uma aula prática de cozinha sustentável.

Utilizando cascas de legumes, Adriana produziu um delicioso Risoto Primavera, interligando assim com qualidade e sabor, o conceito de sustentabilidade com gastronomia.

Nossa entrevistada, que foi finalista numa disputa culinária do renomado programa de Ana Maria Braga, Mais Você, que elegeu “ O Melhor pastel do Brasil”, deu dicas aos alunos que pretendem ingressar neste mundo da gastronomia, que cresce em todo mundo.

Parabéns a Faculdade Municipal Franco Montoro, dirigida pelo competente Professor Márcio Antonio Ferreira, que através da sua coordenadora Daniela Soares de Oliveira, contribuem para a difusão da cozinha saudável em sinergia com a sustentabilidade.

Segue abaixo a receita do pastel vice-campeão no sabor “Pastel de Costela “, da nossa entrevistada

Pastel de Costela

Ingredientes

Massa:

1 kg de farinha de trigo
1⁄4xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
500 ml de água
1 colher (sopa) de sal

Recheio:

1 fio de óleo
1 2⁄3 kg de costela bovina recortada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 litro de água
1⁄2colher (sopa) de alho picado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas
Cheiro-verde picadinho a gosto

Modo de Preparo

Massa

Coloque numa tigela 1 kg de farinha de trigo, ¼ xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) fermento em pó, misture e reserve.

Recheio

Numa panela de pressão em fogo médio com 1 fio de óleo refogue 1,6 kg de costela bovina recortada até dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, cubra com água, tampe a panela e após pegar pressão, conte 50 minutos. Retire do fogo, abra a panela, retire os ossos, a pele, descarte e desfie a costela e despreze o caldo do cozimento.
Na mesma panela em fogo médio coloque ½ colher (sopa) de alho picado, 1 xícara (chá) de cebola picada, a costela desfiada e refogue bem. Acrescente ½ xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas, cheiro-verde a gosto picadinho, misture, retire do fogo e reserve.

Montagem

Passe a massa no cilindro e recheie com uma porção de costela, uma porção de queijo coalho e dobre ao meio em meia lua apertando bem as bordas. Frite os pastéis em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente.

Sirva a seguir.

Pastel de Costela da Adriana Dester de Resende
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Temas Semelhantes

Um berçário de mudas em Mogi Guaçu

O que você acha?

borra do café

“Upcycling” … borra de café virando arte.

Advogados no Brasil

“Meu cliente é inocente”.