in ,

“Upcycling” … borra de café virando arte.

borra do café

Uma das bebidas mais consumidas no mundo e queridinha dos brasileiros, o café gera cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos por ano em todo o mundo, segundo pesquisa da Universidade de Navarra, na Espanha. A borra de café, que vai diariamente para o lixo e gera impacto ambiental, pode se transformar em diversas utilidades, como as biojoias e objetos de decoração desenvolvidos pela Recoffe. Além de bonitas, as peças se inspiram em um modelo de negócio conhecido como Upcycling, que dá um novo uso e propósito a um produto que seria descartado e acrescenta um valor agregado.

Com design minimalista e geométrico, as peças são exclusivas e de características únicas. “Assim como o desenvolvimento do material, meu processo de criação também é bastante experimental. Gosto de me debruçar no ateliê, cortar e lixar as peças para ir compondo os elementos. Assim vão surgindo novas ideias e produtos”, conta Ana Paula Naccarato, sócia e responsável pela produção, que é baseada em aglutinantes naturais e resíduo de café.

São mais de 60 modelos de produtos da Recoffee Design, que apresentam tons terrosos da cor do café, do mais claro ao forte. Há, ainda, objetos de decoração como relógios de parede, vasos, luminárias e bandejas, com preços que variam entre R$ 35 e R$ 240. O último lançamento da marca são os revestimentos, que são produzidos sob encomenda, com tamanho e nível de coloração customizados.

Texto:Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Imagem: Recoffee

Outros textos do artista

Parceria internacional para veículos elétricos no Panamá. E o Brasil?

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

O quintal de Charles Darwin

O quintal de Charles Darwin

Chef Adriana Dester de Resende

Gastronomia sustentável na Faculdade Franco Montoro.