in ,

Gestão de Sustentabilidade- mais do que uma paixão… um compromisso obrigatório.

O que me inspira a escrever estes artigos vem do meu hábito de quando estou ou em longas horas de espera em aeroportos, ter tempo suficiente para a leitura dos relatórios de sustentabilidade, análises de acidentes de trabalho, acidentes ambientais ou repassar a minha experiência na área buscando sempre poder compartilhar com os colegas.

Mas desta vez é diferente, lendo uma pesquisa em um site profissional, em que pediam para definir em quatro linhas para os gestores o que seria a gestão de QSMS-RS (Qualidade,Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social) e Sustentabilidade na indústria na visão de cada um.

Com as mais diversas respostas eu não me contive e tenho que me manifestar, pois foram trágicas e cômicas algumas definições.

Gerenciar a papelada e correr atrás dos funcionários na época de recertificação para treina-los!

Essa foi uma das pérolas, onde mostra no meu entendimento um colega infeliz com o cargo, descrevendo a realidade em que vive no momento!

De pronto me perguntei; será que ele gosta da área ou tem perfil para o cargo?

Estar como diretor ou gestor de QSMS-RS e Sustentabilidade em qualquer organização, realmente não é para quem não tem paixão com a área, não gosta de imprevisibilidades ou de se relacionar com pessoas.

“Perdi a conta de quantas vezes fui despertado no meio da noite por causa de um derrame de óleo, ou acidente grave na planta, ou chegando a casa na folga do rodizio ter que sair de novo, ter que falar com os líderes de comunidades de diversas culturas e costumes, explicar a diretoria o porquê do acidente acontecido.

E continuo gostando.

A necessidade de ter experiência e conhecimento com uma visão ampliada nas áreas em que vai atuar além da Sustentabilidade/ QSMS-RS é crítica para um bom desempenho.

Um bom relacionamento e boa articulação com as partes interessadas são fundamentais para o sucesso da gestão!!!

E esta arte de lidar com as pessoas não se ensina na faculdade, ou você tem o dom ou vai apanhando com o tempo e sempre tentando melhorar.

Iniciei minha vida profissional em chão de fábrica, passando pelos setores de segurança, qualidade, meio ambiente chegando a diretor, equipes de pronto atendimento a acidentes ambientais, passei por grandes universidades e instituições, mas foi só com o tempo que adquiri uma visão da gestão que vai muito além de processos.

Ter o melhor dos relacionamentos com os colaboradores, sendo o líder que ensina, prover suporte aos seus liderados, saber lidar com as partes interessadas devem ser a meta para quem realmente deseja ter sucesso nesta área.

Tive muitos exemplos de pessoas com que trabalhei e de empresas que são os melhores exemplos deste tipo de liderança, sem dúvida aprendi e carrego comigo este espirito no meu dia a dia nunca se esquecendo de valorizar as relações pessoais.

O principal desafio de uma organização é crescer de forma sustentável, as quatro funções básicas da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar é utilizado em todas as esferas e partes do processo.

Mas não podemos esquecer-nos de lapidar a todo o momento um excelente relacionamento entre todos e saber lidar com situações que vão muito além dos processos da gestão de Sustentabilidade.

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Roche

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

Datapedia – Consulta grátis sobre 5570 locais do Brasil.

Liçoes para o Brasil – Vale para um país