O Havaí quer chegar a 100% de energias renováveis até 2045, conforme projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa daquele local.
Caso se torne uma lei, o setor de energia ganhará incentivos para a produção de renováveis como: eólica, solar, marinha e geotérmica.
Um dos objetivos do projeto de lei, é reduzir a dependência do petróleo, que além de caro, expele gases tóxicos na atmosfera.
Atualmente 23% da matriz energética deste estado norte-americano é proveniente de fontes eólica e solar. O saldo da produção energética, além de não renovável é fornecido por outros estados.
O Havaí dispõe de um cenário propício para produção de energias renováveis dado ao cenário de ilhas existentes.
A intensa atividade vulcânica nas camadas subterrâneas da região, gera o calor necessário para produção de energia geotérmica. Da mesma forma, o sol, o vento marítimo e a movimentação das águas, são condições ideais para a produção de energia solar, eólica e marinha respectivamente.
Com este conjunto de oportunidades climáticas, espera-se alcançar até 2020, a produção de 30% de energia limpa de toda a matriz, e 70% até 2040.
Referências: Scientific American; Greentechmedia.
Foto: http://www.profascinate.com/8-best-beach-cities-in-the-world-4.html