Se no Brasil a palavra “inovar” para as pequenas e médias empresas requer foco no planejamento, estudo de mercado e avaliação do retorno do investimento, nos países com mercados mais desenvolvidos, muitas empresas há anos focam no bem estar de funcionários para melhores resultados, pois superaram estas necessidades iniciais de respeito aos princípios básicos de administração, desde sua criação. Contudo, no Brasil o conforto e bem estar dos funcionários ainda não se mostra uma pratica rotineira, onde por vezes a cultura dos empresários e dos funcionários caminham em paralelo. Temos exemplos de sucesso a serem seguidos nos EUA que comprovam que a sinergia destes grupos é fundamental, especialmente nas empresas de tecnologia. O Google e a HP (esta última pioneira na busca do bem estar) desenvolveram espaços de lazer para funcionários. O mesmo ocorreu com a Zappo’s onde seu fundador Tony Hsieh, preconiza que o serviço prestado pela empresa tem que ser UAUUU! Empreendedores nacionais contestam este modelo de gestão afirmando que estas empresas exemplares são gigantes, e portanto incomparáveis, esquecendo-se que a Microsoft ou Facebook e tantas outras, não nasceram gigantes em faturamento, mas em princípios de gestão. Quem sonha em ser grande deverá sempre seguir passos dos melhores, desde o início.