A jornada do varejo, segundo o WEB NAR do Prof. Dr. Francisco Alvarez, que há 14 anos avalia as tendências de mercado, reforçou a importância da Integração Indústria e Varejo.
Nos últimos anos, a tecnologia foi muito valorizada na NRF, contudo em 2019, uma visão mais 360⁰ do ambiente de negócios, permeou o conteúdo apresentado.
Naturalmente que a tecnologia, segue como centro das atenções, com investimentos de US$ 1,1 trilhão em 2018 no Varejo Virtual, mas outros fatores também foram destacados como fundamentais, a saber:
- Motivar a visitação das lojas físicas, gerando uma integração com o virtual
- Lojas físicas somente com os produtos “top” de vendas virtual
- Foco na comunidade e ações sociais
As preocupações com as vendas virtuais crescentes, também esbarraram no alto custo logístico, pois somente em 2018 ocorreram 60 milhões de devoluções, num país com maior tecnologia e gestão, quando comparado com o modelo brasileiro.
Por fim, a jornada do varejo, segue com os mesmos valores, mas com o olhar para tecnologia como modelo de interação com o consumidor, pois redes sociais estão exigindo maior transparência das marcas, e a visão de Peter Drucker onde o lucro não é o objetivo do negócio, voltou a ser destacada.
E o velho modelo de 95% transpiração e 5% de inspiração, foi reescrito pelo CEO da Best Buy , Hubert Joly.
Empresas interessadas em outras informações, sobre a NRF e as tendências do Varejo para o Brasil, na visão do Prof.Dr. Francisco Alvarez, escreva para
contato@sustentahabilidade.com.br