in ,

O Peixe Leão

O Peixe Leão
O Peixe Leão

Dando sequência ao nosso compromisso de divulgação sobre a  Década da Ciência Oceânica, hoje vamos apresentar informações sobre o Peixe Leão.

Cobiçado por donos de aquários, o Peixe Leão é nativo do Oceano Pacífico, entre a costa da América do Sul e Austrália.

Porém, por uma irresponsabilidade de um dono de aquário, que jogou um Peixe Leão em um local inadequado,  esta espécie chegou a costa brasileira.

Foram encontrados em Arraial do Cabo ( 2014 ), Fernando de Noronha e no litoral do Amapá, e  na pluma do Amazonas  ( 2022 ).

Ou seja, em área de contato da água doce com água salgada.

Vale lembrar que esta espécie no habitat natural ( Oceano Pacífico), possuí  predadores naturais, mas fora dali, são extremamente perigosos.

Pois as presas do “atlântico” demoram para reconhecer o peixe leão como predador e não fogem, e este predador voraz pode comer até 20 peixes em apenas 30 minutos!

Não estamos aqui recriminando quem queira exercer o aquarismo, mas recomendamos  que se tiver que fazê-lo, faça adequadamente, preferencialmente utilizando espécies do Atlântico Sul, evitando assim  grandes danos à costa brasileira.

Recentemente, em Recife, dois peixes foram capturados, lembrando que é uma espécie feroz, de  reprodução fértil e difícil contenção. Mais um ponto negativo, e preocupante.

Ou seja, um ato “simples”, de um dono de aquário, trouxe todo esse dano ao nosso ecossistema marinho e à economia pesqueira, prejudicando inclusive a saúde dos humanos.

Pequenas atitudes, grandes consequências. Sejam elas boas ou más.

Sem o azul não existe o verde!
Autora: Izis Melo Vilela
Formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais
Pós graduada em Gestão Ambiental
Instituto Litoral Saudável
Instagran: @litoralsaudavel ou @izis.melo

O que você acha?

Escrito por Convidado

Colunistas convidados pelo Portal Sustentahabilidade

A Lógica da fusão entre Ciência e Espiritualidade

A Lógica da fusão entre Ciência e Espiritualidade

Trabalho Escravo

Prevenção de trabalho análogo ao escravo