in ,

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Vivemos numa galáxia onde constam aproximadamente 100 bilhões de estrelas. Em uma delas, chamada de Sol, se tem oito planetas orbitando em sua volta e um destes planetas, que se chama Terra, contém vida.

Este planeta faz um movimento de rotação, movimento no qual um planeta faz em volta do seu próprio eixo, numa velocidade de aproximadamente 1675 quilômetros por hora. Mas e se imaginarmos, hipoteticamente falando, o que aconteceria se que a rotação do nosso planeta parasse instantaneamente?

Praticamente, tudo estaria no chão: as construções desabariam, as árvores, os carros e tudo sairiam voando pela tangente. Vamos fazer uma analogia com um acidente automobilístico: se um carro bate em algo sólido, as pessoas que estão dentro tendem a serem projetadas para frente.

Agora imagine este mesmo “tranco”, só que com a diferença de um planeta girando a 1675 quilômetros por hora. Caso ocorresse esse fenômeno, seria impossível de viver aqui, já que o lado que ficasse exposto ao Sol se tornaria um deserto e o lado escuro tornaria uma crosta de gelo rapidamente.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

AGFA

Sustentabilidade e o ECO ³ – uma vitória da Agfa

Polinização não é apenas para as abelhas