in ,

Passo-a-passo de como montar terrários

Terrários

Terrários são mini-jardins, que podem ser abertos ou fechados.

Os fechados são muito práticos para pessoas ocupadas que não tem tempo de aguar as plantas frequentemente, além de deixar o ambiente mais belo.

O aberto não tem tampa e a água evapora normalmente como em qualquer outro tipo de vaso. O fechado é tampado e a água que evapora retorna em forma de umidade e micro gotículas que regam as plantas.

Terráreo 1 Terráreo 2

Para montar o terrário, seja ele aberto ou fechado, você pode fazer uma combinação de plantas com outros objetos decorativos em recipients pequenos ou grandes, e até mesmo em acessórios que você possui na sua casa, como a jarra da cafeteria. E o toque final podem ser fios de luz.

Os principais tipos de espécies de plantas usadas em terrários são: avenca e samambaia, bromélia, cactos, musgo-tapete, orquídeas, planta-jade, tillandsia, violeta africana. Cada tipo de planta requer um ambiente específico para sobreviver no terrário.

Agora aprenda como fazer um terrário passo a passo dependendo do tipo de planta de interesse.

Terráreo 3

Para fazer um terrário, você vai precisar de:

Terráreo 4Terra para vaso: escolha terra leve e fofa, bem drenada e de preferência humificada. Para diagnosticar uma boa drenagem, feche no punho um pouco de terra: quando você abrir, notará que ela formou um montinho na palma de sua mão (a terra seca lembra muito mais areia).

Seixos ou cascalho: esses materiais fornecem tanto a drenagem necessária quando colocados na parte inferior do terrário, quanto uma aparência bonita e natural, quando colocados na parte superior. Escolha pedras pequenas para  a drenagem mais a fundo do recipiente. Escolha também as pedras que você quiser usar para adornar a parte superior do terrário;

Pedaços de carvão ativado: a menos que o recipiente da planta tenha um furo de drenagem, use pedaços de carvão ativado comprados em lojas de aquário ou de jardinagem. Este material vai manter o solo fresco e arejado;Terráreo

Folhas de musgo: as folhas de musgo (adquiridas em lojas do ramo) são muito úteis quando alinhadas no fundo do viveiro. Elas acabam funcionando como uma “esponja”, absorvendo o excesso de água;

Luvas: sempre que manusear musgo, você deve estar usando luvas e uma camisa de mangas compridas para evitar infecções por fungos. As luvas também serão úteis no manuseio do carvão;

Decoração: escolha objetos de decoração diversos que você gostaria de adicionar ao seu terrário, contanto que não sejam objetos facilmente danificáveis pela exposição à água. Ex.: gnomos de jardim em miniatura, conchas, pedras, pequenas estátuas ou decoração de aquário;

Evite adicionar seres vivos a seu terrário, pois eles podem danificar as plantas e causar doenças.

 

Passo a passo para fazer um terrário com plantas de sombra

Terrário
1. Lave o recipiente de vidro com água e sabão se ele foi usado anteriormente.
2. Adicione seixos ou cascalho para uma boa drenagem. Se você tiver carvão, misture cascalho, pedras e um punhado generoso de carvão vegetal.
Coloque uma camada de cerca de dois centímetros desse material no fundo do terrário.
3. Coloque uma camada de musgo para retenção de água.
4. Adicione terra, cerca de dois ou três centímetros dependendo do tamanho do terrário e do comprimento das raízes das plantas utilizadas.
5. Cave pequenos buracos onde você for colocar as plantas.
6. Coloque as plantas. Retire as mudas dos pacotinhos e remova o excesso de terra de suas raízes para que elas possam crescer no solo novo. Aninhe a planta cuidadosamente no buraco que você cavou, adicionando terra às suas raízes. Repita o mesmo processo com o restante das plantas que você pretende acrescentar.
7. Acrescente a decoração. Decore o terrário da maneira que mais o agradar.
8. Regue o terrário. Molhe seu terrário de leve para oferecer um pouco de umidade para as plantas, e está pronto.
9.Rega e manuntenção: plantas de sombra podem ser aguadas a cada dois dias. Se o terrário estiver fechado, elas podem ser aguadas uma vez por semana.

 

Passo a passo para fazer um terrário de cactos e suculentas

Terrário de Cactos

Os materiais necessários são:

  • Vaso de cerâmica ou vidro, xícaras, bowls, aquário, garrafa, copo. Prefira montar um terrário aberto porque suculentas e cacos não lidam bem com umidade.
  • Drenagem: cascalho de rio substrato de quartzo, natural rolado
  • 1 pedaço de Manta Geotextil – Bidim
  • Terra vegetal adubada
  • Mudas de suculentas e cactos
  • Decoração: cascalho e pedras para deocração e manutenção de aquários
  • Colher, garfo, palito de churrasco ou pinça para manusear as plantas.

A montagem do vaso de vidro, não possui saída de água. O excesso de umidade pode enxarcar as raízes e caules das plantas, por esse motivo é necessário  fazer uma drenagem com:  argila expandida, brita ou cascalho de rio.

1. Coloque cerca de 1 dedo de cascalho no fundo do vidro e ele será a drenagem para o eventual excesso de água, que  vai ficar ali no fundo.
2. Acima do cascalho de rio, coloque um pedaço de manta geotêxtil, conhecida como bidim.
3. A manta entra como um filtro extra e serve para segurar os materiais em decomposição e não permitir que vão para o fundo do vaso, causando mal cheiro.
4. Adicione a terra com uma colher colocando cerca de 2 dedos de terra.
5. Em seguida faça o plantio das mudas.
6. Com ajuda da mesma colher de sopa, faça um buraco, na terra e coloque o torrão com as raízes nos buraco, use a  colher para que as raízes fiquem direcionadas para baixo. Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas podem não vingar com as raízes expostas.
Terráreo

7. Após o plantio, aperte ao redor das mudas para que elas fiquem firmes na terra. Mas não aperte muito para não compactar a terra. Lembre-se que as plantas devem estar fixas ao solo mas deve haver espaço na terra para a água percolar.
8. Após plantar, complete com a decoração de acordo com o seu gosto.
9. Rega e manutenção: Deixe seu terráreo de suculentas em um ambiente de muita luz mas nunca sol direto, pois o sol direto pode dessecar a planta. Já os locais de sombra e muito água podem ser igualmente prejudiciais as plantas, pois elas podem apodrecerem. Água em moderação, uma vez por semana apenas

 

 

Figuras

https://www.decorfacil.com/terrario/

Referências

https://www.montaencanta.com.br/alem-da-cozinha/diy/como-fazer-um-terrario-de-suculentas/

https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Terrário

 

Texto: Karen P Castillioni

Outros textos da autora:

O que acontecerá se as abelhas desaparecerem?

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Greves e Passe Livre

Os caminhoneiros e o “Passe Livre” … Tudo a ver !

Cães Comunitários

Cão comunitário: uma solução para quem não pode acolher animais em suas casas.