Segundo resultado de estudo sobre a cidade de São Paulo, os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa, transportando apenas 30% dos passageiros.
Esta é a conclusão do Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de
São Paulo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).
Outro resultado de destaque, refere-se a taxa de ocupação de espaço.
Os automóveis ocupam 88% do espaço das vias públicas, contra 3% dos ônibus, cabendo aos carros transportar 30% das pessoas e aos ônibus 40%.
O pesquisador David Tsai falou ao Estadão que “É bastante chocante quando se juntam todos esses números. Temos mais de 70% das emissões de gases estufa para transportar 1/3 dos passageiros, ocupando quase 90% do território da cidade. É uma ineficiência tanto pelo uso do espaço público quanto pelo consumo de energia.”
O inventário aponta ainda que,cada passageiro individual de carro, emite Parte inferior do formulário
65,8 gramas de gás carbônico-equivalente (CO2-e) por quilômetro, contra 17 gramas do passageiro de ônibus.
O estudo anterior do Iema , mostrou que no período 2012/2014 a velocidade média dos ônibus cresceu 14%, apontando uma redução de 5% das emissões.
Contudo o trabalho não aponta o impacto da redução da atividade econômica no período e possíveis consequências nestas melhorias .
De qualquer forma, o estudo comprova aquilo que todos sabem sobre a importância do investimento em transporte público.
Certamente, as pesquisas futuras terão que avaliar o impacto dos aplicativos como Uber , que acabam sendo um “transporte público” que obviamente não substituem automóveis.
Texto:Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br