in ,

Prédios Verdes no Brasil.

Ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto, a 8° Conferência Internacional Green Building Brasil em São Paulo, que deverá receber 20 mil pessoas.

O evento é organizado pelo ONG GBC Brasil (Green Building Council), responsável por certificar prédios sustentáveis com o selo Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, na sigla em inglês).

A GBC já chancelou no Brasil 400 edifícios, comprovando o incremento deste mercado, pois entre 165 países em que atua esta organização certificadora, ocupamos a quarta posição.
Por outro lado, o conceito de edificação “verde”, ainda não ocupa a mesma importância na construção residencial.

Algumas medidas, como instalação de equipamentos para geração de energia solar, tem taxa de retorno por volta de 7 anos, considerado ainda alto para o consumidor, que na verdade desconsidera que o tempo de depreciação de um imóvel é de 20 a 25 anos.

Além de valorizar o imóvel na hora de comercialização e apresentar menor taxa de desocupação para locação.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Pesquisa de emissões de gases em São Paulo.

We’e’ena Miguel premiada pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal.