Segundo o IBGE, “entre 1901 e 2000, a população brasileira saltou de 17,4 para 169,6 milhões de pessoas, e 10% desse crescimento se deve aos imigrantes. Ao mesmo tempo, o Produto Interno Bruto do País multiplicou-se por cem, e o PIB per capita, por 12. Enquanto isso, a expectativa de vida de um homem brasileiro subia dos 33,4 anos em 1910 para os 64,8 anos em 2000.
Isto representa, entre vários fatores, que houve um imenso êxodo do campo para os centros urbanos, provenientes de dentro e fora do Brasil.
Desta forma, nas grandes cidades, formaram-se “ilhas de calor”, cabendo a São Paulo, por exemplo, atingir inaceitáveis 41⁰ Celsius, em avenidas com a Paulista, obrigando a uma sobre carga de consumo de energia brutal, para manter os escritórios e residências resfriadas.
A ONU- Organização das Nações Unidas, estima que em 2050, 70% da população do Planeta estará vivendo nas grandes cidades.
Se hoje, a média per capita de emissão de CO2 é 10 toneladas ano, aonde chegaremos?
Se considerarmos que a Usina de Belo Monte , é uma das últimas alternativas utilizando água como geração, aliado ao fato que a indústria reduziu em 15% sua demanda por conta da crise econômica, em pouco tempo as grandes cidades voltarão ao drama do “apagão “.
Portanto a alternativa de geração de energia solar nas grandes cidades, é certamente uma das alternativas urgentes, porque dependerá do cidadão optar por esta escolha.
Exemplos da Alemanha
Enquanto isto, países como a Alemanha, onde a energia é consumida para o aquecimento, ao invés do resfriamento, desde 1981 estuda de forma organizada esta “Missão” (gerar energia renovável).
Neste mês de setembro, organizaram em São Paulo, a Conferência Brasil Alemanha – Soluções de Eficiência Energéticas em Edificações, com representantes do RENAC – Renewables Academy, vinculado ao Ministério de Energia daquele país, apresentando empresas estruturadas para operarem no Brasil.
Conheça o RENAC
https://www.masterstudies.com.br/universidades/Alemanha/Renewables-Academy-AG/
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br