in ,

Portal sustentahabilidade.com.br participa da 1ª.Virada Ambiental na Baixada Santista

A equipe do sustentahabilidade.com.br participou na sexta-feira, dia 18, da abertura, na sede da UNESP, em São Vicente, da 1ª. Virada Ambiental, que mobilizou durante 3 dias várias instituições ambientais da Baixada Santista, com palestras, ações ambientais, exposições, etc.

 

Participaram do debate, entre outros, o coordenador da Virada, André Cavallero, presidente da Associação Múltipla de Esportes Radicais e Meio Ambiente; Leniro Guedes Lemos Jr. , do grupo de Pós Consumo de Óleo Combustível daa Associaçao Ecológica do Litoral Paulista; Vanderlei Souza de Araújo, técnico em meio ambiente. O sustentahabilidade.com.br foi representado por seu criador, Roberto Mangraviti, pela eng. química a Claudia Lemme e pelo  jornalista Celso Barata.

 

Em sua palestra, Roberto Mangraviti traçou um panorama atual da importância crescente do tema na economia, exemplificando os ganhos obtidos por empresas, em todo mundo, que investiram em sustentabilidade.

 

Claudia Lemme fez uma apresentação sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, explicando os tipos de resíduos e o que deve ser coletado, destacando o prazo final de 2014 para as empresas ajustarem sua conduta.

 

Já Celso Barata lembrou o pioneirismo da Baixada no tema, com a Campanha Cubatão, realizada em 1985, quando as indústrias do Pólo de Cubatão, reunidas na FIESP-CIESP, decidiram iniciar ambicioso programa de instalação de filtros antipoluição, e contrataram para divulgar o fato uma empresa de relações públicas do grupo Ogilvy, a AAB Ogilvy & Mather, que montou campanha institucional, com base no reconhecimento do fato de que existiam cerca de 324 fontes poluidoras e na sua paulatina modificação. A campanha envolvia dois aspectos: divulgação periódica de anúncios de quarto de página no jornal local (A Tribuna, de Santos), descrevendo cada tipo de fonte poluidora eliminada, a medida em que isso ia acontecendo, além de anúncios periódicos de página inteira (inclusive em jornais de São Paulo), fazendo um balanço do andamento da instalação dos filtros e da diminuição das fontes poluidoras

 

Na época, Cubatão que era o símbolo máximo da poluição no país, levando seus cidadãos a ocultar suas próprias origens em decorrência até de acusações de que a cidade gerava crianças com anencefalia (sem cérebro), recuperou a dignidade com implementação deste programa de limpeza atmosférica.

O que você acha?

Escrito por Claudia Lemme

Engenheira Química com MBA Universidade de Michigan-USA, Consultora com 30 anos de experiência em processos industriais, desenvolvedora da área de meio ambiente e sustentabilidade da Promon Engenharia.

Comments

Loading…

0

Lei de Resíduos Sólidos: perfeita parceria, desafio para 2014

InterSolar 2013 em São Paulo