Um exemplo de alternativa sustentável de produção é o modelo de ”Roça sem Fogo. Desde 2016, com patrocínio da Petrobras, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), por meio do programa Florestas de Valor, contribuem para a implementação da metodologia no norte do estado do Pará, com foco no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) no município de Alenquer. Tradicionalmente, os agricultores utilizam o método de limpeza do terreno para a plantação conhecido como corte e queima.
Além de ser tradicional, em um primeiro momento o método é mais barato, porém traz o impacto de alta emissão de gases de efeito estufa que contribui para o aquecimento global, causando ainda a mineralização do solo, produzindo erosões.
Já com a ”Roça sem Fogo, aliado a técnicas corretas de manejo e aspectos como o uso de adubação verde, ocorre o inverso: em três anos um solo degradado se recupera, resultando na melhora da eficiência agrícola, na produtividade e numa colheita que gera renda o bastante para que o agricultor possa preparar a roça do ano seguinte.
O programa Florestas de Valor já conseguiu levar a implementação do “Roça sem Fogo” para 56 hectares, com cerca de 50 famílias beneficiadas. Após a implementação, as áreas são acompanhadas pelo Imaflora, para verificar se todos os critérios estão sendo seguidos e se há necessidade de qualquer auxílio por parte dos produtores, como treinamentos e capacitações.