Apesar da expectativa do crescimento previsto no varejo ser imperceptível para este ano (0,1%), o setor atacadista deverá fechar 2017 com um leve crescimento, próximo a 1,2%.
Por outro lado, o setor de serviços deverá manter-se estável, lembrando que nos últimos 2 anos (2015 e 2016), foram reduzidos 237 mil postos de trabalho no setor em São Paulo..
A incerteza com relação a quem será o novo Presidente da República a partir de 2019; o rombo fiscal nas contas públicas ; o prenuncio de arrecadação insuficiente nos próximos anos ; a possibilidade de novo rebaixamento do raiting (risco Brasil) compõe um cenário perigoso quanto o futuro da nação, e são fatores que ainda não ratificam definitivamente a efetiva recuperação da economia brasileira e o consequente aumento de sua capacidade de crescimento.sustentável.
Mas pode-se também considerar que a pequena melhora observada no presente e novas possibilidades nos anos vindouros represente uma luz no fim do túnel.
Siga o resumo de informações compilados junto a Fecomércio sobre o Estado de São Paulo e outras informações relevantes do Brasil, compiladas pelo Portal SustentaHabilidade ao longo de 2017.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos do Autor: