Em 2009 São Paulo aprovou a Lei Municipal de Mudanças Climáticas visando reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
E naturalmente que a frota de veículos ( pública e privada) são fatores decisivos neste dilema na capital paulista.
Porém estranhamente, neste último dia 17 de maio, segundo o Estadão, um projeto de lei do vereador Milton Leite (DEM), “ adia em 20 anos a renovação da frota de transporte público de São Paulo para que os ônibus circulem com combustíveis limpos, como biodiesel e energia elétrica. “.
No Brasil, diante de crises ( e considerando este tsunami econômico e explosão nuclear política) , questões fundamentais como saúde pública são proteladas de forma estranha, mas protelar por 20 anos …
E por que 20 anos ?
Que estudo de viabilidade econômica justifica este novo target ?
Em 2037 estaremos quase na metade do século e São Paulo hoje possui cerca de 15 mil veículos de transporte público, que compõe uma incrível frota de 8 milhões (incluindo caminhões, automóveis e moto).
Esperamos maiores esclarecimentos do secretário do Verde, Gilberto Natalini, e do Transporte Sergio Avelleda.
Texto: Roberto Mangraviti
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Foto: Gabriela Biló/Estadão