As startup’s ou empresas que desenvolvem tecnologia e inovação, crescem no mundo dos negócios, especialmente em mercados competitivos, com inegável velocidade e sucesso. Estas empresas conceitualmente possuem espírito empreendedor e uma frenética busca por um modelo de negócio inovador. Interessante notar que os conceitos de sustentabilidade compõe o DNA destas organizações, orientando a visão deste especial grupo de empresários. Também no Brasil, esta sinergia é evidente e comprovada, inclusive através do Programa Sustentahabilidade pela WEB TV.
Como exemplo, podemos citar empresários de Piracicaba, no interior de São Paulo (www.bugbrasil.com.br) que criam vespas em laboratórios para controle de pragas na agricultura, monitorando de forma natural (sem agrotóxico) 500 mil hectares em todo Brasil e até no exterior. Ou ainda, os jovens empresários do Porto de Tecnologia do Recife (PE), que desenvolveram um aplicativo de mobilidade urbana, considerado o maior aplicativo de cidades do mundo (http://www.colab.re/). Em ambos os casos, as empresas foram premiadas pelo Banco Mundial, que concedeu nos anos 90 o mesmo prêmio ao Google e Twitter, hoje gigantes de tecnologia. O que estas empresas brasileiras tem em comum? Defesa do meio ambiente, responsabilidade social e valor econômico, ou seja, o tripé da sustentabilidade. Portanto o casamento de startup’s e sustentabilidade fica mais do que comprovado, onde os convidados para cerimônia, é um seleto grupo de fiel consumidores antenados.
E esta união já se encontra numa segunda geração e com filhos muito saudáveis, graças a Deus. Pois os Financiamentos Coletivos (outro negócio de inovação e empreendedorismo) permeia nos dias atuais todo este ambiente de novos negócios, abraçando causas sustentáveis e produtos responsáveis, frequentemente. A comprovar esta nova fase, temos os produtos naturais “Ursa Major” lançado nos EUA, exclusivamente para o público masculino (pouco afeito com cuidados pessoais). Conforme publicado no Estadão “O site de financiamento coletivo Kickstarter foi escolhido para o lançamento do produto Ursa Maior. A meta inicial era atingir US$ 10 mil. Até a manhã desta terça-feira, 25 de agosto, 981 pessoas apoiaram o projeto com US$ 28 mil”. Novamente fica evidente que a sinergia dos stakeholders , no Brasil ou no mundo, para tudo que envolve tecnologia e empreendedorismo moderno, tem e terá no seu DNA, o Triple Bottom Line ou tripé da sustentabilidade. Caberá portanto ao empresariado antenado, que deseja progredir e manter uma empresa saudável, uma roupa verdadeiramente de núpcias , para entrar nesta cerimônia. Pois em caso contrário poderá haver choro ou ranger de dentes(*)
(*) menção metafórica a Parábola do Banquete de Casamento