O Blog PME –Estadão , recentemente publicou um artigo sobre cultura de negócio da Zappos. com , a maior empresa de comércio de sapatos e retratada no Livro “Satisfação Garantida” .
Entre vários ensinamentos contidos, destaca-se os 10 Mandamentos que levaram a empresa a valer US$ 1 bilhão.
O primeiro mandamento, mais importante e fundamental, assim como na Tábua de Moisés é “Amar a Deus sobre todas as coisas” têm a equivalência em “preste um serviço “UAUUUUU!” , ou seja, sua empresa deve causar frisson, especialmente nos colaboradores.
Por vezes colocamos nossas empresas no Piloto Automático e sequer nos damos conta, sendo as vezes obrigados a fazer pouso forçado no meio da selva, pois cochilamos no percurso enquanto éramos responsáveis pelo manete da empresa.
Recentemente, dois clientes de ramos absolutamente distintos, mas com uma característica semelhante por serem empresas com mais de 30 anos de existência, evidenciaram suas dificuldades em desprender-se dos conceitos culturais da origem dessas empresas e colocar-se com um olhar atento ao presente momento e especialmente ao futuro.
Relembramos que em 1970, o PIB do Brasil era de US$ 35 bilhões que representava 1% da riqueza produzida no mundo, cabendo a cada brasileiro da época, a bagatela de US$ 364,00 per capita ano.
Em 2011 nosso PIB ( mesmo que pibinho) foi de U$ 3,5 trilhões, produzindo o Brasil 3,5% da riqueza do Planeta e cabendo a cada brasileiro cara-pálida cerca US$ 13.000,00 ano , ou seja um poder aquisitivo aumentado em 400 vezes, em pouco mais de 40 anos.
A Zappos criada recentemente (1998), divulga entre seus funcionários os demais mandamentos como : “Incentive e conduza mudanças” , “Construa uma equipe positiva e com espírito de família” , “ Seja apaixonado e determinado” e por aí vai, totalizando os 10 mandamentos da tábua da salvação comercial por eles preconizada.
Diante da inegável necessidade de mudanças no mundo contemporâneo, estas posturas são exemplos de como fazer mais com menos, pois não é necessário investir milhões de dólares, mas simplesmente mudar a postura.
Estranho que esta constatação, somente se torna clara quando o (in)sucesso comercial aparece. O mais que merecido sucesso da Zappos está apoiado em mandamentos como “seja apaixonado e determinado” .
Ou ainda “construa relacionamentos abertos e honestos”.
São estes mantras novidades ?
Um líder que não for “ UAU” , não estará cercado de pessoas “UAU’s” e não será conseqüentemente uma empresa “UAU” .
O mundo dos negócios, já está se apercebendo que parte do insumo de uma empresa é um produto denominado “Gente” e sendo assim ajustar a visão comercial, produção e da administração a um novo perfil de profissionais e consumidores é fundamental para uma interação imediata ao mercado, que leva uma empresa “bêbê” valer US$ 1 bilhão.
O jogo Cabo de Guerra, onde uma equipe puxa uma corda para um lado e outra equipe para outro, ao final, leva parte do grupo ao chão.
Quem vai ao chão ? Os pseudos vencedores, pois o lado que não suporta a pressão larga a corda, como derrotado, mas levando os vencedores ao solo também.
Simples né ? . É uma relação direta de causa e efeito ou talvez uma espécie de 3.a Lei da Física “Comportamental“ de Newton, toda ação leva a uma reação no sentido inverso.
“Crie diversão e um pouco de esquisitice” e assim Tony Hsieh, fundador da Zappos criou uma das melhores organizações para se trabalhar nos EUA, atraindo somente gente “ UAU” e acima de tudo, ganhando muito dinheiro .
Para utilizar ainda mais um conselho deste empresário de sucesso, temos que agir com “humildade” e sermos apaixonados pelo que fazemos , ou melhor será mudar de ramo até encontramos uma paixão e nos tornaremos então : UAUUUU ! .
Roberto Mangraviti
Economista, Criador e Editor do Portal SustentaHabilidade.
Diretor da Trade Marketing Consultoria, Consultor da ADASP ( Associação dos Distribuidores e Atacadistas de São Paulo ), criador e apresentador do Programa ADASP de Sustentabilidade, veiculado pela TV Sorocaba ao Vivo.