É muito comum, pensamos que ao inserir novas tecnologias numa empresa, novos clientes serão atraídos, especialmente público jovem.
A NRF 2018 encerrada há pouco alerta para o perigo desta crença equivocada.
Segundo Leslie Hand, vice-presidente da IDC Retail Insights, empresa de análise de mercado e tendências de varejo, “a verdadeira transformação digital consiste em repensar o modelo de negócio, estrutura organizacional, gestão de pessoas, gerenciamento de informações e as tecnologias e processos para envolver o cliente. Na maioria das vezes, o varejista se concentra na tecnologia e não transforma o modelo comercial dentro de sua própria cabeça”
A executiva destaca a necessidade de pensar de forma estratégica e como fazer isto.
O primeiro passo (ironicamente) é recuar e pensar quem são meus clientes e o que esperam da minha marca.
Em seguida, qual tipo de cliente desejamos e como satisfazê-los.
Ou seja, sugestão da NRF 2018 … cuidado com as novas tecnologias, pois elas por si só não satisfazem clientes.
Nesta mesma linha de conceito, David Cost vice-presidente de comércio eletrônico e marketing digital da Rainbow Apparel, rede americana de vestuário com 1.100 lojas, destacou que 45% das compras são feitas em dinheiro (um dos motivos são os preços baixos da marca) e portanto as “moedas eletrônicas” são incompatíveis com o modelo de negócio.
Contudo para não abrir mão da ferramenta tecnológica imprescindível nos dias de hoje, Cost informou que a empresa está desenvolvendo uma ferramenta onde os clientes poderão fazer pedidos no site, e depois paguem e retirem a mercadoria numa loja física.
A NRF Retail Big Show aconteceu em Nova York, entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2018, e é a maior feira de varejo do mundo, criada em 1909 (sim há mais de 1 século).
Estima-se que 18 mil profissionais, passaram pelos stands, onde inovação, tecnologia e empreendedorismo estão focados para o varejo.
300 palestrantes apresentaram suas propostas e visões do mundo globalizado, orientando os presentes sobre o futuro dos negócios do varejo no Planeta.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos do Autor
O preço do cobre, os veículos elétricos e a energia renovável.
IMAGENS: Divulgação/NRF