David McClelland explanou em seu livro de 1961 “The Achieving Society”, que todo ser humano sente-se motivado em 3 tipos distintos de situação, por necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.
Sendo assim, cada indivíduo, possuí vários graus de cada uma dessas necessidades, permeando por todas em situações diferentes e complementares, simultaneamente.
Mas o atendimento destas necessidades, não representa que este indivíduo tenha habilidades ou competência adequadas, para realizá-las.
A seguir, um breve resumo, da Teoria da Motivação de McClelland(2) e as definições de cada uma das motivações:
- Necessidade de realização: motivada por algum desafio, de atingir objetivos que supere com qualidade coisas anteriormente produzidas.
- Necessidade de afiliação: representa o desejo de inserção num determinado grupo.
- Necessidade de poder: desejo de liderar, conduzir, exercer a influência pessoal sobre o grupo.
Confira o perfil psicológico dos indivíduos, nestas condições
Portanto a Teoria da Motivação de McClelland(2) auxilia o colaborador a entender-se melhor, e dentro desses conceitos, poderão as Empresas contribuir para o crescimento das relações humanas, através do o crescimento do indivíduo e consequentemente da Equipe.
Texto: Roberto Mangraviti
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