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Teoria da Motivação de McClelland(2)

Motivação

David McClelland explanou em seu livro de 1961 “The Achieving Society”, que todo ser humano sente-se motivado em 3 tipos distintos de situação, por necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.

Sendo assim, cada indivíduo, possuí vários graus de cada uma dessas necessidades, permeando por todas em situações diferentes e complementares, simultaneamente.

Mas o atendimento destas necessidades, não representa que este indivíduo tenha habilidades ou competência adequadas, para realizá-las.

A seguir, um breve resumo, da Teoria da Motivação de  McClelland(2) e as definições de cada uma das motivações:

  • Necessidade de realização: motivada por algum desafio, de atingir objetivos que supere com qualidade coisas anteriormente produzidas.
  • Necessidade de afiliação: representa o desejo de inserção num determinado grupo.
  • Necessidade de poder: desejo de liderar, conduzir, exercer a influência pessoal sobre o grupo.

 Confira o perfil psicológico dos indivíduos, nestas condições

Necessidade de Motivação

Portanto a Teoria da Motivação de  McClelland(2) auxilia o colaborador a entender-se melhor, e dentro desses conceitos, poderão as Empresas contribuir para o crescimento das relações humanas, através do o crescimento do indivíduo e consequentemente da Equipe.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Imagens : Linkedin e Wikipedia

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Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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