in ,

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Motivação_Herzberg

Neste terceiro resumo sobre aspectos motivacionais nas organizações,destacamos a Teoria da Motivação de Herzberg (1923-2000).

Norte americano nascido em Massachusetts , Frederick Irving Herzberg foi um influente psicólogo que contribui para inserção de metodologias para  administração das empresas.

Teoria dos Dois Fatores, foi por ele desenvolvida através de váriasentrevistas realizadas com trabalhadores da indústria de Pittsburgh  (Pensilvânia-EUA).

Este trabalho disseca os fatores que causam satisfação e a  Insatisfação nos trabalhadores em seus ambientes de trabalho e foi publicado  em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work-1959) .

Para chegar nestas considerações, Frederick Herzberg questionou os motivos que agradavam e desagradam os funcionários e dividiu os resultados em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).

Focado especificamente dentro das organizações, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar a insatisfação de funcionários.

Contudo a não existência deste fatores desfavoráveis, não significa que,  curiosamente,  que obter-se-á a satisfação.

Para entender esta dinâmica, utilizamos o seguinte exemplo, pode uma empresa estampar em sue refeitório uma placa com os dizeres  “as verduras aqui são lavadas” ?

Ora, entende-se que isto é uma obrigação, ou seja, é inaceitável não praticar, e não é nenhum mérito o exercício desta pratica, portanto nada a “festejar” ou divulgar.

Motivação

Sendo assim, Frederick Herzberg concluiu fundamentalmente que os fatores do ambiente de trabalho levam a insatisfação, quando inadequados.

E nos dias atuais, onde qualidade de vida, passa a compor o “cardápio” de escolhas de muitos jovens profissionais (em situação de pleno emprego), a  Teoria da Motivação de Herzberg, pode ser comprovada até hoje.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros Textos do Autor

http://sustentahabilidade.com.br/teoria-da-motivacao-de-mcclelland2/

http://sustentahabilidade.com.br/infraestrutura-no-brasil-concessionarias-as-unicas-com-bons-resultados-parte-3/

http://sustentahabilidade.com.br/top-10-nomes-que-inspiram-os-jovens/

 

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Casa de David – Pessoas com Deficiência e …Samba, Suor e Amor!

Humanos e Animais

Famílias Multiespécies