Neste terceiro resumo sobre aspectos motivacionais nas organizações,destacamos a Teoria da Motivação de Herzberg (1923-2000).
Norte americano nascido em Massachusetts , Frederick Irving Herzberg foi um influente psicólogo que contribui para inserção de metodologias para administração das empresas.
A Teoria dos Dois Fatores, foi por ele desenvolvida através de váriasentrevistas realizadas com trabalhadores da indústria de Pittsburgh (Pensilvânia-EUA).
Este trabalho disseca os fatores que causam satisfação e a Insatisfação nos trabalhadores em seus ambientes de trabalho e foi publicado em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work-1959) .
Para chegar nestas considerações, Frederick Herzberg questionou os motivos que agradavam e desagradam os funcionários e dividiu os resultados em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).
Focado especificamente dentro das organizações, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar a insatisfação de funcionários.
Contudo a não existência deste fatores desfavoráveis, não significa que, curiosamente, que obter-se-á a satisfação.
Para entender esta dinâmica, utilizamos o seguinte exemplo, pode uma empresa estampar em sue refeitório uma placa com os dizeres “as verduras aqui são lavadas” ?
Ora, entende-se que isto é uma obrigação, ou seja, é inaceitável não praticar, e não é nenhum mérito o exercício desta pratica, portanto nada a “festejar” ou divulgar.
Sendo assim, Frederick Herzberg concluiu fundamentalmente que os fatores do ambiente de trabalho levam a insatisfação, quando inadequados.
E nos dias atuais, onde qualidade de vida, passa a compor o “cardápio” de escolhas de muitos jovens profissionais (em situação de pleno emprego), a Teoria da Motivação de Herzberg, pode ser comprovada até hoje.
Texto: Roberto Mangraviti
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