in ,

Um novo ano para o meio ambiente

Earth in hands on green bokeh background, Environment concept, Elements of this image furnished by NASA

Chegou a época em que paramos para pensar em tudo que aconteceu ao longo do ano. As conquistas, os novos hábitos e todas e as metas que deixamos para trás. Também é a época de planejamento. De colocar em uma lista as novas metas, planejar e colocar nossa energia em um ano que está começando.

Apesar de dedicarmos muito da nossa energia para isso, não é só para a nossa vida pessoal e profissional que devemos estabelecer metas e mudanças. E para o meio ambiente, o meio que vivemos, o que você fez de sustentável em 2016? Reciclou? Diminuiu o consumo de plástico? Teve ações mais verdes? Plantou uma árvore? Emitiu menos gases ou pelo menos tentou? E o que você fará por esse meio em 2017?

2016 não foi um ano muito fácil para a mãe natureza, ela passou por maus bocados: contaminação de 100 toneladas de peixe no Vitnã; boom de algas vermelhas tóxicas no Chile; vazamento de cianeto na Argentina; níveis de radiação nunca antes reportados no Pacífico, derramamento de óleo na Tailândia, sem contar as pequenas contaminações diárias de lixo, esgoto, emissão de gases que diariamente, somam milhões de toneladas durante o ano.

A humanidade de hoje utiliza o equivalente a 1.6 planetas. Esse número é o necessário para fornecer os recursos que utilizamos para indústria e consumo e, absorver o lixo ou aquilo que não utilizamos. Isso significa que a Terra leva um ano e meio para se regenerar da degradação e impacto que causamos em um ano. Faça as contas… Se a população atual continuar com a mesma taxa de consumo, pelo ano de 2030 nós precisaremos de 2 planetas Terra para nos suportar e quantos temos? Isso mesmo, apenas um!

Então não espere o ano virar para que você comece a tomar alguma atitude n para essa realidade; não precisa fazer uma lista que, convenhamos, no mês de Fevereiro já estará em processo de esquecimento. Mas como assim, o que eu posso fazer? a resposta é: MUITO! Não precisa mudar sua vida radicalmente e virar um hippie em uma colônia plantando tudo o que come. Ações do dia-a-dia são tão importante quanto planejamentos e ações governamentais. RECICLE, comece por aí. Escolha produtos que possuem um DNA verde desde a produção. Plante uma área verde, ou pelo menos não destrua a que você tem em casa. Trate o seu esgoto. Faça a revisão no seu carro. Eduque o seu filho, sobrinho, filho do amigo… Faça o que está ao seu alcance primeiro, são hábitos tão simplórios que fazem uma diferença enorme na sociedade.

Vamos dar uma nova chance para o meio ambiente, não, na verdade, é ele quem vai nos dar essa chance…

Texto: Thayná Correia
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Thayna Correia

Mestre em Oceanografia, Física, Química e Geológica. Especialista em Estudos Ambientais para área petrolífera e Repostas a Derramamento de Óleo em Corpos Hídricos.

África do Sul agora tem o primeiro aeroporto alimentado por energia solar

O barato que sai caro