O planeta está muito longe da revolução da energia renovável, mas, entretanto, pequenos projetos de todo o mundo sublinham o seu potencial. Um exemplo pode ser encontrado na cidade Sul-Africano de Georgia, que agora possui o primeiro aeroporto totalmente alimentado por energia solar do continente Africano.
Conforme relatado pela AFP, da torre de controle até as esteiras de bagagem, todo o sistema é alimentado por raios solares com os seus 2.000 painéis fotovoltaicos. A África do Sul tem em média 2.500 horas de sol por ano e 24 horas média de radiação solar anual, tendo duas vezes o da Europa. Graças a isso, os modestos painéis solares estão alimentando 88% mais energia do que o necessário.
O Aeroporto da Georgia parece ser bastante orgulhoso de si mesmo. Dentro do edifício do terminal, as telas dizem aos passageiros como os painéis alimentam e conseguem economizar energia.
Este projeto pode ser insignificante em termos do esforço global geral para reduzir a nossa pegada do carbono, todavia, como a Costa Rica estão ampliando sua carga de energia solar renovável ao longo dos meses, seguidos pela Indonésia, os projetos de energia limpa enviam uma mensagem positiva para o mundo.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br