Desde 1776 , Adam Smith o pai da Economia Clássica através do livro “A Riqueza das Nações” define bem o espírito que norteia o ser humano ao abrir sua empresa e as consequências do seu ato “Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele ”
Séculos se passaram e a perenidade da empresa, continua sendo o maior desafio, especialmente nos tempos de globalização onde a velocidade das transformações obriga gestores a rever conceitos para manutenção da
sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos. Para isto, ensina o mestre Peter Drucker da necessidade da “fixação de metas concretas de ação” de forma simples e trivial e definindo com clareza a missão da empresa. Algumas citações são até ironicamente humoradas, como por exemplo a placa na entrada de um Hospital que destacava “Nossa missão é cuidar da saúde “. Naturalmente que hospitais não cuidam da saúde, mas de doenças. Assim, uma definição direta e objetiva de uma missão é fundamental para contribuir no melhor desempenho de todos, pois cada colaborador deve saber com exatidão para que foi contratado.
Ressalta ainda Drucker, “Hoje em dia fala-se muito a respeito de lideranças” e isso vem em boa hora, mas o fundamental é destacar que a missão vem em primeiro lugar, onde converter Intenções em Resultados é a alavanca primordial. E para isso acontecer, é necessário manter o foco da operação, fazendo somente coisas que a empresa tem competência
de fazer, “buscando sempre melhorar, aquilo que já fazemos” encerra o autor.
Para estas realizações se concretizarem, os stakeholders necessitam de um alinhamento de pensamento e de atitudes e Kotler destaca a importância de atrair parceiros confiáveis e entusiastas para tal. Esta última citação é encontrada no Livro “ Good Works “ ou “Boas Ações – Uma Nova Abordagem Empresarial” , destinada ao estudo dos aspectos
da Responsabilidade Social Corporativa, que na versão em português apresenta um sub-título, que tomamos emprestado para o título deste artigo.
Os demais conceitos acima, do guru Peter Drucker (de 11 entre 10 empresários em todo mundo), foram extraídas do Livro “ Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos”, sobre princípios de gestão que aparentemente são recomendados para iniciativa privada , mas escrito especificamente para gestão do terceiro setor. Fica muito claro que os conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, não são armas de bons mocinhos , que querem aparentar algo, até porque desde 1776 historiadores que compuseram a história do pensamento econômico deixam isto bem claro. Modelos de Gestão atualizados, com conceitos de administração através de um viés social, compõe hoje a filosofia de uma empresa moderna para manter-se perene, entendendo acima de tudo o seu cliente, nosso objetivo final.
Roberto Mangraviti
Economista, Criador e Editor do Portal SustentaHabilidade
Consultor da ADASP ( Associação dos Distribuidores e Atacadistas de São Paulo).
Criador e Apresentador do Programa ADASP Sustentabilidade da TV
Sorocaba ao Vivo.