in ,

Varejo em São Paulo segue crescendo.

Compras

As vendas do  Varejo,  por  9 meses consecutivos apresentaram altas, mas o ritmo de recuperação está oscilando de forma desigual entre os vários ramos, afirma a equipe de economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O impacto negativo da oscilação está atrelada a estagnação da Reforma da Previdência.

Já o aspecto positivo do crescimento está condicionado basicamente a manutenção da taxa  Selic de 6,75% ao ano, com possibilidades de  cair mais um pouco .

Os supermercados apresentaram alta de 1,4%, frente a 2016. Segundo a ACSP, foram estimulados pela queda de preços de alimentos (1,49%) decorrente da supersafra e pelo crescimento da massa salarial (3,6%), conforme apontou a pesquisa PNAD divulgada pelo IBGE.

No comparativo anual, o crescimento teve perfil heterogêneo e expressivo em diversos  ramos , como móveis e eletrodomésticos (9,5%), veículos (2,7%) e material de construção (9,2), que refletiram a recuperação da massa salarial e a queda das taxas de juros e alongamento dos prazos de financiamento.

Por sua vez, o ramo de tecidos cresceu 7,6%, se beneficiaram da alta da massa salarial e, possivelmente, pela liberação do FGTS e PIS/PASEP dos aposentados.

Variação de Vendas 2017 e 2016 - São Paulo

Na contramão das boas novas , o setor de  informática apresentou  queda de 3,1%, sugerindo que  os computadores estão sendo substituídos por tablets e smartphones, mais baratos.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros Textos do Autor:

http://sustentahabilidade.com.br/alimentos-feitos-de-insetos-uma-realidade-de-mercado/

 

IMAGEM: Thinkstock

 

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Energia de gás natural e biomassa

Hoje: Energia de Gás Natural e Biomassa

Sustentahabilidade

A indústria e a questão da sustentabilidade no dia a dia