in ,

Vórtices de plástico: lixão em mar aberto

Vórtices de plástico ou vórtices de lixo, são regiões dos oceanos que, devido à circulação de correntes oceânicas, concentram imensas quantidades de lixo, em especial plásticos. Apesar de presentes em todos os oceanos, o vórtice do Oceano Pacífico é o maior e mais conhecido, com o dobro da área do estado do Texas.

Na composição desse lixão oceânico, estão plásticos dos mais diversos tamanhos e proveniências, como garrafas, redes de pesca fantasma, e pedaços de plásticos de fontes variadas. Em 2010, foi estimada uma quantidade entre 7 e 35 mil toneladas de plástico flutuando na superfície dos oceanos.

É importante destacar este imenso número (35 mil toneladas), pois muitas pessoas acham que largar uma sacolinha na praia seja algo inocente e sem maiores consequências.

Portanto é fundamental entender que o lixo no vórtice de plástico  em alto mar é proveniente, na sua maior quantidade, da ação dos banhistas nas praias.  Outras fontes, em especial terrestres aportam o lixo para o mar através de drenagens fluviais, levando pesquisadores afirmarem que cerca de 80% do lixo nos vórtices é originária dos continentes.

Além da poluição pela simples presença, transformando o oceano em um tapete de plástico, esse lixo traz sérias consequências para a vida marinha. A decomposição desse lixo em partículas menores pode tornar o plástico ainda mais tóxico no meio e ocasionar a morte de diversos indivíduos por ingestão. Sem contar os animais que ficam presos no lixo e acabam morrendo afogados ou asfixiados.

Com o intuito de reduzir a quantidade de lixo no ambiente marinho, diversas organizações criaram projetos de conscientização, com resultados abaixo do esperado. Um dos projetos mais recentes da ONG Sea Shepherd, foi o Vortex (vórtice em inglês), que visa o recolhimento do lixo marinho, reciclagem, aprimoramento e reutilização. O resultado desta ação, permite  criar tecidos, fios e outros elementos que compõe os bens de consumo. Contudo as ações das ONG’s ambientais, apesar de muito bem organizadas, mostram-se insuficientes para sanar o problema.

Pois o papel do cidadão, no campo do desenvolvimento de uma visão ambiental é fundamental na preservação e possível remediação destes ambientes. Ações pequenas como: cuidado no descarte do lixo doméstico; uso dos 3Rs (reduza, reuse e recicle); redução no consumo de embalagens plásticas são posturas imprescindíveis nos dias de hoje. O entendimento desta cultura ambiental, inicia-se no lar das famílias e deve seguir com o compromisso dos jovens nas escolas e adultos no mercado de trabalho. A percepção que uma atitude individual impensada, acarretará um problema coletivo, impactando nas futuras gerações, é fundamental na postura de um cidadão antenado nos tempos de hoje. E somente desta forma, poderemos seguir aproveitando uma das maiores maravilha do universo: os mares da Terra.

 

Foto: http://minilua.com/vortice-lixo-pacifico/

Saiba mais:

Sea Shepherd: http://www.seashepherd.org/

Projeto Vortex: http://www.projectvortex.org/

O que você acha?

Escrito por Thayna Correia

Mestre em Oceanografia, Física, Química e Geológica. Especialista em Estudos Ambientais para área petrolífera e Repostas a Derramamento de Óleo em Corpos Hídricos.

Energia Limpa

Muito Além da Jabuticaba!