in ,

Ondas Gravitacionais e a previsão de Albert Einstein

Na semana passada, a comunidade científica entrou em festa. Isto porque os pesquisadores conseguiram detectar os primeiros sinais das ondas gravitacionais, previstas em 1916 por Albert Einstein para aperfeiçoar sua Teoria da Relatividade Geral. Mas o que são as Ondas Gravitacionais?

Imagine a seguinte situação: você está em um lago, e de repente atira uma pedra. A interação com o lago faz com que se comesse a criar mini ondas e assim se propagar. Se atirarmos uma pedra maior, as ondas ficam maiores e duram por mais tempo. O mesmo fato ocorre com as ondas gravitacionais.

Passando esta linha de pensamento para o nosso espaço, corpos celestes emitem ondas gravitacionais de baixa frequência. Agora, quando se ocorre algum com corpos de grande massa e densidade (no caso da pedra grande no lago), as ondas gravitacionais passam a ser dissipadas com um maior alcance, e assim detectadas.

Os cientistas utilizaram de um experimento chamado LIGO, para fazer a detecção das ondas. Eles capturaram ondas provenientes da fusão e colisão de dois buracos negros que aconteceu há 1,3 bilhões de anos. Estima-se que a energia desta colisão é de cinquenta vezes todas as estrelas do universo.

Agora, os cientistas irão aperfeiçoar cada vez mais o LIGO, podendo capturar a frequência das ondas gravitacionais cada vez menores, e conhecer um pouco mais sobre o nosso universo.

Imagem: LIGO, CALTECH
Autor: Cristian Reis Westphal – Projeto Ciência e Astronomia
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mecânica Quântica … nossa nova coluna!

Saneamento no Brasil, você sabia que…..