in ,

Costa Rica … boas notícias de 2015.

Há muitos anos a Costa Rica, um pequeno país na América Central (equivalente 0,6% do Brasil) vem desenvolvendo uma cultura sustentável. Banhada pelo Pacífico e pelo Mar do Caribe, este pais de beleza natural incontestável, abriga uma população de pouco mais de 4,5 milhões de habitantes, que tem no turismo sua fonte maior de subsistência. E a preservação das florestas proporciona, através do turismo sustentável, uma renda per capita de US$ 12.900.00, um pouco superior a média brasileira (US$ 12.100,00 ou 6,6% acima). Com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano- semelhante ao Brasil (na casa 0,7 ), 99,4% da população tem energia elétrica em seus lares, caminhando desta forma para um futuro sustentável a largos passos. Em 2015 a Costa Rica terá produzido 97,1% da eletricidade consumida através de fontes limpas, graças a condições climáticas favoráveis à geração hídrica. Este resultado foi obtido “graças ao modelo desenvolvido no país nos últimos 66 anos” e porque “as condições hidrológicas são favoráveis, inclusive em março, que é historicamente um mês muito seco”, explicou o diretor do Centro de Planejamento e Desenvolvimento Elétrico do ICE, Gilberto de la Cruz. Conforme a mesma fonte, “nos primeiros 75 dias de 2015, que correspondem ao período da estação seca, ocorreram chuvas que permitiram manter os maiores reservatórios acima dos níveis previstos”. Tendo sua matriz energética apoiada no sistema de geração hidro elétrica, os costa-riquenhos tem também utilizado fontes geotérmicas e eólicas em escala cada vez maior. Desta forma, a redução gradativa do uso de combustíveis fósseis proporcionará em 2016 uma redução do custo da tarifa elétrica à sua população. E conforme a WWF este belo país “está perto de alcançar 100% na produção de energia renovável”, que o colocará no primeiro país no ranking mundial.

Ratificando a declaração do representante do Centro de Planejamento e Desenvolvimento Elétrico, este trabalho começou há 66 anos. Portanto sustentabilidade é sinônimo de planejamento de longo prazo. Não se obtém resultados, em nada na vida de um dia para o outro, e não é preciso ser um país rico financeiramente, mas rico em ideias e nas suas escolhas.

Autor: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Carros Elétricos … Um novo Mercado no Mundo!

Programa Sustentahabilidade de Natal