in ,

Era uma vez uma praia com dunas

Por definição, uma duna é um aglomerado de areia formado pelo vento, normalmente ao longo de praias arenosas ou no deserto. A teoria do caos, que por nome poderia definir muita coisa, explica a formação das dunas onde um obstáculo (raízes, pedaços de vegetação, entre outros) interrompe o movimento da areia, causando a sua acumulação, e por fim, a formação das dunas.

Apesar de não ser mais do que uma porção de areia formadas pelo vento e não ser o habitat de muitas espécies (animais ou vegetais), as dunas são barreiras naturais e têm uma extrema importância na proteção das praias.

Ao absorver o impacto de tempestades e ondas, as dunas protegem as áreas de inundações, enchentes e danos estruturais em construções. Além do mais as dunas são também um estoque de areia que faz parte da dinâmica da praia, impedindo os casos de erosão e “destruição” que o avanço do mar e as chamadas ressacas podem causar.

Além da ação de proteção, as dunas também agem como filtro, mantendo a qualidade da água costeira, barrando componentes sólidos e poluentes, impedindo-os de chegarem à água.

Mas se você vive no litoral Sudeste pode se perguntar, mas onde estão as dunas? Pois a maioria das construções costeiras no Brasil (e no mundo) estão SOBRE as dunas, ou o que um dia foi duna. Cito o litoral sudeste pois é o litoral mais urbanizado do país. Porém construções em áreas de dunas estão presentes do Oiapoque ao Chuí.

A ocupação desordenada desse ambiente gera um desequilíbrio na função das dunas e na dinâmica das praias. Quando a construção caótica, agora sim o nome seria bem aplicado, não leva em conta a dinâmica da praia durante períodos de seca e de tempestade, a retirada de areia irá afetar diretamente aquele ambiente e as oscilações do nível do mar.

Talvez as consequências não apareçam tão cedo, mas em cerca de alguns anos ocorrerá a subida do mar, erosão e até destruição do que foi colocado onde deveriam estar as dunas.

Apesar de hoje as dunas serem consideradas áreas de preservação permanente no Brasil, é preciso mitigar e corrigir os erros do passado. Em algumas praias, o plantio de “gramas” na regiões costeiras para a formação de novas dunas têm se mostrado relativamente eficaz, mas muitas pessoas ainda tratam as dunas como depósitos de lixo, estacionamento e até parque de diversão.

Por esse motivo o entendimento do porquê da preservação desse ambiente tão sensível é essencial para que as pessoas, turistas ou moradores, passem a tomar mais cuidado com as dunas e todo o ambiente costeiro. Todo e qualquer impacto que causamos hoje no meio ambiente, fatidicamente voltará para nós, com uma intensidade muito maior, pois, por mais fortes que possamos parecer, nada vai contra às forças da natureza.

Texto: Thayná Correia

Crédito do Vídeo: Via @Metsul.(*)

(*) A Praia do Hermenegildo é uma praia brasileira e está localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar
no Rio Grande do Sul, onde mostra erosão costeira do ciclone extratropical destruindo uma casa.

O que você acha?

Escrito por Thayna Correia

Mestre em Oceanografia, Física, Química e Geológica. Especialista em Estudos Ambientais para área petrolífera e Repostas a Derramamento de Óleo em Corpos Hídricos.

Mês da Criança na Casa de David

Filosofia da Educação, o “Ser Professor” e o Movimento “Escola Sem Partido”