Pesquisa de 2014 aponta que 71% das grandes empresas do mundo planejam aumentar em 30% os investimentos em inovação para período 2015/2017 … mas 30% admitem que a falta de cultura empresarial é um grande empecilho para obter sucesso com novos produtos e serviços. Estes dados são da tradicional revista britânica The Economist, fundada em 1843. Também em 2014, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho dos EUA revelou que 65% das crianças da escola primária daquele país irão trabalhar, quando adultos, em serviços que ainda não foram inventados ou sequer desenvolvidos.
Aprofundando-se nos números norte-americanos, encontramos entre as oito futuras prósperas atividades apontadas pelo “Programa Estudos do Futuro“ que: quatro delas (50% portanto) estão relacionadas à medicina e saúde no trabalho … duas dedicam-se ao meio ambiente e outras duas à tecnologia e inovação.
Que a inovação e o conhecimento científico estão mais do que nunca na pauta do presente e do futuro, isto há tempos que não se discute. Mas vale destacar que as profissões do futuro estão todas interligadas num único ponto … Saúde, quer seja do cidadão ou do planeta. E uma visão sistêmica de sustentabilidade, é a alavanca que moverá esta necessária transformação da cultura empresarial e do cidadão.
Foto: Do filme Avatar de James Cameron