in ,

Aquecimento Global versus “Aquecimento Individual”

Faz parte da essência humana uma certa dose de egoísmo.  Dos 7,3 bilhões de humanos sobreviventes do planeta, 100% assim se comportam. Nenhum a mais … nenhum a menos. O que varia é o “índice do ego” , mas esta é a regra .  Isto é um fato indiscutível. Portanto se torna  fundamental destacar que a nossa vida individual está, no mínimo, 5 graus Celsius mais elevada. Comprovadamente ! Pois o geógrafo Humberto Catuzzo, entre 2012 e 2013 avaliou a temperatura de dois edifícios de São Paulo  por 378 dias seguidos, e  a cada 10 minutos.  O tradicional Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, onde há um telhado verde, a temperatura chegou a ser 5 graus inferior que o Edifício Mercantil Finasa, sem esta cobertura. Além disso, a umidade no prédio da prefeitura foi 16% mais alta, além de um consumo de energia (ar condicionado) muito mais baixo. Ou seja, cabe a pergunta …  o que significa a elevação de   1,0  (um) grau Celsius no planeta ? Ninguém provou com 100% de certeza . É fato ! Outro fato, também indiscutível é : nosso “aquecimento individual” está  5 vezes maior que o global . Isto nos custa saúde (umidade baixa) e muita… muita grana!

” Ou seja,  o egoísmo humano frente as preocupações coletivas, talvez esteja achando 1 grau de aquecimento global muito pouco …  então seria minimamente razoável preocupar-se com os 5 graus além do necessário da sua própria residência.”

Foto do Filme: “ Uma verdade inconveniente , de Al Gore”

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Resgate a um jovem tubarão-branco

A arte de Inovar