in ,

Alunos universitários em “Dia de Índio” na Aldeia Tabaçu-Rekó Ypy em Peruíbe -SP

Neste sábado 08 de julho, o Mestre Robson Miguel artista de renome mundial, na qualidade de Cacique Tukumbó Dyeguaká nascido na aldeia capixaba de Aracruz, realizará uma vivência na tribo indígena Tabaçu-Rekó Ypy, em Peruíbe(SP), conduzindo alunos da Universidade Unisantana de São Paulo.

Participarão também desta dinâmica, os alunos do curso de TupyGuarani, de Ribeirão Pires além de outros convidados , visando aprofundar o conhecimento sobre aquilo que foi a base da própria cultura social brasileira. E esta convivência é fundamental para aquisição de vários ensinamentos para uma sociedade focada hoje em tecnologia. Afinal os índios são os maiores ambientalistas do Planeta, além de possuírem uma sociedade equilibrada entre crianças (não praticam bullying), jovens (livre de drogas), adultos ( orientados ao trabalho) e idosos (líderes naturais e respeitados nas aldeias).

Este equilíbrio se manifesta também nas questões de saúde física e mental, tanto do homem quanto da mulher, que exercita sua individualidade muito além do papel feminino pretensamente, vivido nas sociedades modernas ocidentais.

Portanto esta vivência busca, mesclar uma troca de experiência educativa, que resgata o convívio familiar peculiar nas tribos, como uma verdadeira aula de humanidade na pratica.

Como celebração deste congraçamento de tantas culturas, serão entregues alimentos para uma refeição comunitária para um Almoço Coletivo, que misturará a culinária indígena (mandioca, milho, batata e frutas) com a cozinha “urbana”, reunindo literalmente todos os credos, cores e sociedades presentes. Haverá também uma pequena feira de artesanato com a renda revertida para a tribo local.

“Dia de Indío” Atividades Previstas – 08 de Julho – Peruíbe

ABERTURA

09:30 /10:00 horas – Chegada dos Alunos Unisantana e demais participantes.

10:00 hora – Abertura Oficial da Programação com Canto (Mboraeí, ou Poraí) e Dança (Djeroki) indígena, com o Cacique Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel,com danças em volta do fogo.

2ª PARTE – CONDUZIDA PELA NHANDÉTSU (LIDER ESPIRITUAL) KUNHÃDJÚ DORA NA LINGUA TUPI-GUARANI

10:15 horas – Saudação do Cacique Tukumbó Dyeguaká e Esposa Índia Tikuna We’e’ena Miguel – Presidente Nacional das Mulheres Brasileiras Indígena na língua Tikuna do Amazonas, introduzindo a Nhandétsú (Líder Espiritual) Kunhãdjú Dora (Mulher Iluminada), que em fala Tupi-Guarani agradecerá a presença de todos, e também á Nhanderú (Nosso Pai-Deus Criador) pelos alimentos doados e por mais um dia de vida na terra.

10:30 horas -Cânticos e Danças dos indígenas da Aldeia Tabaçu Rekó Ypy com os visitantes que poderão também cantar e dançar juntos. (Letras ao final e os audios estão disponíveis no Wattsap do grupo de alunos).

3ª PARTE – CONDUZIDA PELOS TXONDAROS (GUERREIROS) NA LINGUA TUPI-GUARANI

11:00 horas – Passeio na Trilha Interpretativa conduzido pelos Txondaros (Guerreiros) indo pela mata nativa até a Nhanderekó (Aldeia Tradicional Nativa). Os Txondaros explicarão como é a vida do indígena no dia a dia.

11:30 horas – Brincadeiras Indígenas com os visitantes: Kairuguai (Jogo do Rabo do Macaco), Corrida de Perna de Pau, Corrida de Saco, Uka-uka (Luta Corporal Indígena), e outras.

4ª PARTE – CONDUZIDA PELO CACIQUE MORU E ESPOSA ITAMIRIM NA LINGUA TUPI-GUARANI

11:45 horas -Retirada dos alimentos dos carros e Entrada e Introdução Oficial do Cacique Moru da Aldeia Indígena Tupi-Guarani Tabaçú Rekó Ypy e Esposa Coordenadora Cultural Itamirim, com Sapukái Kweri (Gritos de Todos).

12:00 horas -Saudação do Cacique Moru e Esposa Coordenadora Cultural Itamirim, com entrega dos alimentos á Comunidade Indígena. 1

2:30 horasAlmoço coletivo Djakarú Piwé Mbyá-Djuruá Kweri (Vamos Comer Juntos Índio-Não Índio), com musicas, cânticos e danças tradicionais indígenas, e tempo hábil para descanso (devido ás atividades físicas dos jogos), perguntas, fotos e selfs com os indígenas.

5ª PARTE – CONDUZIDA PELA COORDENADORA CULTURAL ITAMIRIM NA LINGUA TUPI-GUARANI

14:00 horas – Roda de Saberes com Fala do Cacique Morubixaba Pitu Moru e pequeno Histórico da Aldeia Indígena Tupi-Guarani Tabaçú Rekó Ypy com Coordenadora Cultural Liderança e Professora Itamirim e da Nhandetsú Cunhãdju, mostrando as diferenças culturais e linguísticas entre o Guarani e o Tupi.

14:30 horas – Encerramento das atividades com agradecimento aos visitantes e volta aos veículos.

(1) Cacique Tukumbó Dyeguaká fará a tradução simultânea em português, inglês e espanhol aos alunos que são chilenos e paraguaios

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Programa Cultura Indígena – O El Dorado – Capítulo 30

Vazamentos de óleo (oil spill) e substâncias perigosas (hazmat) no Brasil