O “El Dorado” ou homem de ouro, conta a história lendária do líder indígena que fascinou os espanhóis, levando-os a saquear as riquezas do império asteca, mais e incas, lavando de sangue a América, então recém descoberta.
Os rios que transbordavam de pepitas, cegavam os europeus dominantes, pois os indígenas banhavam-se nessas águas, com tal quantidade de pepitas, que seus corpos brilhavam sob o sol americano.
Espantavam-se os europeus o desprezo dos indígenas diante de tanta riqueza, que acabou sendo carregada para a Europa, em lutas sangrentas para dizimar povos nativos.
Os espanhóis, para evitar contornar as águas enregeladas do cone sul do continente utilizando-se de suas caravelas, buscaram a caminhada por dentro do continente, seguindo a trilha indígena do Peabirú, vinda do Perú chegando até São Vicente no litoral de São Paulo.
Saiba muito mais, assistindo ao capítulo 30 que encerra o I Episódio do Programa Cultura Indígena, o único programa de história da TV que conta a saga dos descobrimentos sob a ótica indígena, apresentado pelo cacique Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, ocupando a cadeira que foi de Teodoro Sampaio.
Se desejar conhecer mais aspectos da trilha do Peabiru assista
http://sustentahabilidade.com.br/a-trilha-do-peabiru-patrimonio-da-humanidade/
Criado e produzido pelo Portal SustentaHabilidade, o Programa Cultura Indígena é uma exclusividade que você somente encontra em nosso canal.
Se desejar participar da gravação ou adquirir produtos exclusivos, escreva
contato@sustentahabilidade.com.br