in ,

Aplicativo para monitoramento de árvores urbanas

Árvores Urbanas

As árvores urbanas, além de deixarem as cidades mais bonitas e verdes, proporcionam muitos benefícios à população.

Dentre os benefícios da arborização urbana estão: estabilidade climática proporcionando sombra e maior umidade do ar, redução da poluição e melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e visual, melhoria da infiltração de água no solo evitando erosões associadas ao escoamento superficial das águas das chuvas, etc.

No entanto, é importante que haja planejamento para a escolha das espécies arbóreas, conhecimento das espécies que estão plantadas nas cidades e monitoramento delas, evitando assim, riscos de queda e problemas envolvendo a rede elétrica, rede de água e rede de esgoto.

O aplicativo “ArBio”, criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) é uma ferramenta para gestão das árvores urbanas. O sistema permite o cadastro das árvores e o planejamento da arborização, indicando espécies adequadas para determinado local.

O ArBio tem capacidade para conter as informações individualizadas de cada árvore da cidade, como localização, condições de entorno, situação do tronco e das raízes e existência de doenças ou infestação de cupins.

Através destes dados o aplicativo calcula o risco de queda da árvore simulando diferentes velocidades de vento, e assim, contribui para o manejo e planejamento de podas e cortes.

O ArBio também pode ser alimentado com dados da fenologia das árvores como épocas de floração, frutificação e queda de folhas, e ainda, com informações sobre pragas ou doenças.

Segundo o IPT, o ArBio já está pronto para uso e deverá ser implantado primeiramente na cidade de Mauá (SP).

Futuramente o aplicativo poderá ser disponibilizado gratuitamente para municípios paulistas. O ArBio também ser utilizado na gestão de parques, condomínios e outras áreas verdes.

Texto: Laís Nunes
contato@sustentahabilidade.com.br

 

Referências

CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Manual de Arborização. Belo Horizonte. Cemig/Fundação Biodiersitas, 2011.

Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis – LAMM – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

Revista Pesquisa FAPESP

Imagem

Museu da Casa Brasileira – MCB

O que você acha?

Escrito por Laís Nunes

Bióloga e pedagoga com mestrado em Biologia Vegetal (UNESP Rio Claro). Tem interesse nas áreas de ecologia, ecossistemas aquáticos, educação ambiental e sustentabilidade.

Comments

  1. Como faço para saber mais sobre esse aplicativo? Onde posso ter mais informações e conversar com o responsável por esse trabalho?
    Agradeço e aguardo resposta.

Loading…

0
Palestra

Acontece no Rio de Janeiro

Acontece em São Paulo – Eliana Printes em voz e violão