in ,

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Patrimônio Natural

As RPPN- Reservas Particulares do Patrimônio Natural, são áreas definida pela  legislação brasileira Decreto 98.914 de 1990, que permitem que a “sociedade civil contribua voluntariamente para a proteção/conservação da Natureza e da biodiversidade, incluindo os seus serviços ecossistêmicos, cujo valor para a humanidade foi ignorado até bem pouco tempo.”, segundo Haroldo Mattos de Lemos.

Estas formas de parceria no Brasil assim como em outros países, reduzem a dificuldade da obtenção de recursos para proteção da biodiversidade, em razão de outras necessidades mais imediatas, como saúde, habitação e saneamento.

Desta forma, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais por vezes são criados, mas em geral carecem de dificuldades de manutenção.

O autor do livro “Conservação em Ciclo Contínuo”, Flávio Ojidos, recém lançado pela Editora Essential Ideia, apresenta informações de como gerar recursos e oportunidades para sustentação contínua e eficiente das RPPNs.

 

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Imagem Veracel

Outros Textos do Autor

O impacto da indústria da Pesca (3)

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

DengueTech

Dengue, Zika e Chikungunya combatidas por inseticida biológico

Santos sediará em 2020 encontro da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Santos sediará em 2020 encontro da Rede de Cidades Criativas da Unesco.