Num país, que se vangloria do Bolsa Família, um ex-catador de rua, conhecido como Carioca, “inventou” o “Bolsa Trabalho”.
Esta é a história de Telines Basílio do Nascimento Silva, corruptela de “The Lines”, sonoridade que seu avô tentou emprestar ao nome do neto, residente em São Paulo há 30 anos, e oriundo da baixada fluminense.
Em busca de oportunidade na capital paulista, percebeu que seu destino seria catar resíduos nas ruas, como carroceiro. Contudo nosso personagem não se conformou com o destino que parecia imutável, e resolveu re-escrever sua própria história. Reuniu pessoas no populoso bairro paulistano da Capela do Socorro, onde há um enorme contingente de pessoas em situação de risco e fundou a Coopercaps – Cooperativa da Capela do Socorro- que ocupa 800 metros quadrados de área, separando e selecionando resíduos sólidos.
Contribuindo para minimizar a sobre carga de aterros sanitários, Carioca é reconhecido como importante gestor de sustentabilidade pela Prefeitura de São Paulo, que a partir de setembro disponibilizará 5.000 metros para as 200 pessoas, que hoje sobrevivem com dignidade através da renda da Coopercaps.
Como se isto não bastasse, nosso modelo de brasileiro irrequieto, que tira o traseiro da cadeira, formou-se em gestão ambiental, sendo também pós graduado em gestão de projetos, e com especialização em resíduos sólido da Prefeitura de Osaka – Japão.
Assim nosso personagem, desonera o país, reduzindo o gasto com 200 bolsas famílias, reduzindo aterros, retirando pessoas das ruas em situação de risco, desenvolvendo o DNA do empreendedorismo, e ainda ensina o óbvio para governos: o “bolsa-trabalho” é uma solução simples para o país. Saiba mais assistindo o Programa SustentaHabilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=6DvFvA9KbW0
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos do Autor