Seguindo os passos da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a Inglaterra se tornou o último país da união a introduzir uma carga de saco plástico no ano passado. Sob as novas regras introduzidas em outubro de 2015, qualquer varejista que empregue mais de 250 funcionários em um estabelecimento, deve cobrar cinco pesos para cada saco plástico usado. Seis meses depois, os resultados tem sido surpreendentes.
Em 2014, havia mais de sete bilhões de sacolas plásticas distribuídas em lojas de todo o Reino Unido, mas este número caiu para 640 milhões nos primeiros seis meses desde a introdução do novo imposto. Esta é uma queda impressionante de 85% no número de sacolas plásticas, fomentando as bolsas reutilizáveis em lojas por toda a Inglaterra.
Com o sucesso visto na luta contra o problema com grandes cadeias de supermercados, há agora um estudo para aplicar o imposto para as pequenas empresas, como tem sido feito na Escócia e no País de Gales.
Espera-se que o projeto irá ajudar o meio ambiente através da redução da quantidade de plástico que acaba em aterros, bem como o montante que, em seguida, é jogado para o mar. Pensa-se que cerca de oito milhões de toneladas de plástico acaba nos oceanos por ano, e um estudo recente descobriu que o plástico que se originou no Reino Unido foi encontrado flutuando nas águas geladas do Ártico.