Em 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os materiais utilizados para preservar o meio ambiente.
Em homenagem à data, a Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, traz algumas dicas sobre reciclagem. Confira:
Separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro, etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores se encarregam de separá-los. Este trabalho gera renda para milhares de pessoas.
Não é necessário lavar as latas de alimentos vazias. Lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Para latas de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso para não gerar mau cheiro e atrair vetores, como ratos.
Não é necessário lavar as latas de aço de tintas e vernizes antes de descartá-las no ponto de coleta. Basta deixar os resíduos que restaram secando. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem.
A Prolata possui 215 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos por todo o país, onde podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram recolhidas mais de 16 mil toneladas de latas de aço.
Confira aqui os endereços dos PEVs: https://www.prolata.com.br/
Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, não há problema. Descarte as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço envolve 65 cooperativas. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.
Jamais descarte no lixo orgânico máscaras cirúrgicas (ou quaisquer outras).