in ,

Dia Mundial da Reciclagem – 17 de Maio.

DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Em 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os materiais utilizados para preservar o meio ambiente.

Em homenagem à data, a Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, traz algumas dicas sobre reciclagem. Confira:

Separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro, etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores se encarregam de separá-los. Este trabalho gera renda para milhares de pessoas.

Não é necessário lavar as latas de alimentos vazias. Lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Para latas de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso para não gerar mau cheiro e atrair vetores, como ratos.
Não é necessário lavar as latas de aço de tintas e vernizes antes de descartá-las no ponto de coleta. Basta deixar os resíduos que restaram secando. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem.

A Prolata possui 215 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos por todo o país, onde podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram recolhidas mais de 16 mil toneladas de latas de aço.

Confira aqui os endereços dos PEVs: https://www.prolata.com.br/
Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, não há problema. Descarte as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço envolve 65 cooperativas. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.

Jamais descarte no lixo orgânico máscaras cirúrgicas (ou quaisquer outras).

O que você acha?

Escrito por Bel Gimenez

Produtora, Diretora Comercial, Administrativa e Tecnologia do Portal Sustentahabilidade. Formada em Pedagogia, Contabilidade e Tecnóloga em Gestão de Processos. Atua a mais de 20 anos como especialista em planejamento de recursos corporativos, planejamento estratégico e canais de comunicação.Expertise na administração de projetos críticos com foco em cumprimento de metas,prazos e processos.Gestão, produção e curadoria de conteúdo, planejamento de ações em plataformas digitais e administração de conteúdo em Redes Sociais e Youtube. Experiência em Produção e Edição de Vídeos, coordenação, administração e desenvolvimento de sites.

Projeto de equoterapia já auxiliou mais de 600 crianças necessidades especiais

Projeto de equoterapia já auxiliou mais de 600 crianças necessidades especiais.

Ar da Amazõnia produzindo água potável

Ar da Amazônia produzindo água potável