O que acontece quando um cometa congelado encontra o inferno de fogo do Sol? Infelizmente para o cometa, há apenas um resultado – e não é um final feliz.
No início desta semana, da NASA e ESA Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) capturou o exato momento que um cometa foi destruído pelo Sol. O cometa estava viajando 2,1 milhões de quilômetros por hora, mas foi imediatamente vaporizado quando passou pela estrela.
Este cometa foi parte de uma família chamada de cometas rasantes Kreutz. É um grupo de objetos que se separaram de cometas muito maiores há séculos atrás. Alguns viajam tão longe que podem chegar a distância de quatro vezes a distância de Plutão até o Sol, antes de fazerem um vôo rasante de volta direto para a nossa estrela do nosso Sistema Solar. No entanto, alguns como este cometa não têm a sorte de sobreviver ao vôo rasante.
O observatório SOHO está posicionado entre a Terra e o Sol, e é utilizado para monitorar continuamente a nossa estrela. Um dos seus instrumentos, o coronagraph, cria uma espécie de eclipse artificial do Sol em sua lente, a fim de observar a coroa solar. E é justamente isso que podemos ver na imagem abaixo. O Sol é bloqueado pelo grande círculo, com a estrela que está sendo indicado pelo círculo branco no meio.
Este cometa, que foi descoberto apenas no dia 1º de agosto, não chegou a se chocar com o Sol, mas em vez disso foi dilacerado quando ele passou muito perto. Na verdade, é realmente muito difícil cair diretamente no Sol.
Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br