in ,

EMPONDERAR

O que é isso

Emponderar, alguém me explica o que é isto?

De tempos em tempos, surgem umas palavras em nosso cotidiano que a boa parte dos seres normais,  sofrem um pouquinho para entender.

Ok, possivelmente este autor não possui idade ou atributos intelectuais suficientes para acompanhar a evolução.

Mas que diabos é este emponderar?

A danada  do emponderar, quando grafada neste  lap top velhinho, pede até correção ortográfica, afinal quando a Samsung produziu este dinossauro de equipamento, esta palavra não existia.

E o programa de correção ortográfica também não ajuda, afinal é do século passado.

Mas sigamos adiante… resolvi jogar no Google, o pai dos burros dos tempos atuais e tive que percorrer a primeira página para achar uma boa explicação para “emponderar” e … Eureka: achei !

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O site https://www.significados.com.br/empoderamento/  assim nos esclarece “ Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis.”

Entendeu aí ô Mané ?

Nãoooooooo?

Vamos traduzir: emponderar significa ter consciência/reunir esforços coletivos apara aquisição de consciência, individual e comunitária.

Emponderar2

Uai… mas consciência não é uma consequência natural adquirida do estudo… do conhecimento, quer seja formal ou não?

Parece que não mais … hoje para você ter consciência, ser moderno, estar atualizado das necessidades sociais destes tempos, você precisa agora EMPONDERAR !

É algo que floresce … meio mágico, acontece  sozinho.

Tanto que, tem até slogan de gente grande com este tal “emponderar”.

Então temos que “emponderar”, afinal é chique.

A gente ouve palestras,  o cara famoso fala 3 ou 4 palavras bonitas, cheia de conteúdo e em seguida manda um “emponderar”.

Tu liga a TV (afinal sou antigo e atualmente assisto Tieta no Canal Viva ), e e estanco num talk show, gente importante falando e, pimba … lá vem o tal do emponderar.

Resolvi deixar de lado esta preocupação de entender uma coisa tão difícil e me dirigi até a pizzaria, aqui do lado de casa, buscar uma redonda.

Encostei minha cintura um tanto avantajada no balcão para um dedo de prosa com o Ceará, competente pizzaiolo para me auxiliar na escolha entre  uma cobertura tradicional ou moderna de pizza.

E diante dos meus segundos de incerteza o afrodescendente Ceará mandou : “empondere logo Roberto”.

Ué, teria ele me solicitado para simplesmente “ponderar” na minha escolha, ou minha audição me enganara?

Resolvi me queixar com seu Atílio, dono do estabelecimento, afinal que diabo de assunto é este agora na minha pizza-viagem preferida?

Sai rapidamente amuado daquele lugar, com uma decisão tradicional, meia mozzarela e meia calabresa, e uma conclusão.

Quando eu quiser parecer importante, e  gerar boa impressão, afastando-me de debates que possam exigir explicações lógicas de meus raciocínios,  falarei garbosamente “emponderar”.

Se estiver diante de possíveis clientes sobre a melhor escolha entre  eventuais caminhos, profetizarei a palavra mágica: emponderar. E claro, transmitirei a segurança dos homens sábios.

Mas falarei  de boca cheia, sem vacilar, nada de balbuciar em voz baixa.

 

Revista Época

E quando fizer isso, assustarei meus interlocutores, parecerei uma pessoa decidida.

Se estiver no ambiente interno de trabalho, então, parecerei aquele cara decidido e ligeiro …  e o outro um mequetrefe(*).

Melhor ainda, se for naquelas festinhas, que reúnem parentes que não nos conhecem direito, para passar aquela impressão filósofo, pensador moderno, pessoa erudita e  culta.

Então fica aqui caro leitor, esta singela sugestão nestas situações.

Faça seu  belo discurso, com aquela cara de artista intelectual, desenvolva seu raciocínio e encerre com um sonoro E.M.P.O.N.D.E.R.A.R.

E nos conte depois o resultado … e aproveite e me explique o  que significa, tá bom?

 

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

(*) termo do século passado, que significa indivíduo de caráter duvidoso, patife, mariola, biltre.

http://sustentahabilidade.com.br/minha-implicancia-com-nomes-apelidos-e-alcunhas-profissionais/

http://sustentahabilidade.com.br/nosso-google-tradutor-de-posts-engracados/

Imagem Cinetv e Cia.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

O Vigilante Rodoviário – Herói da TV Brasileira

Acidentes Ambientais

Acidentes Ambientais: a gestão sustentável e as análises de risco.