in ,

Empresa privada recebe permissão para pousar na Lua

Fãs da exploração do espaço, tenho boas notícias. Uma empresa norte americana acaba de se tornar a primeira entidade privada a ser dada permissão para pousar na Lua, algo que esperamos alcançar no próximo ano.

A empresa se chamada Moon Express e eles estão planejando enviar uma pequena sonda não tripulada chamada MX-1E à Lua no final de 2017. Eles já têm um contrato de lançamento com uma empresa chamada foguete Lab, mas obter a aprovação para o pouso foi um grande obstáculo.

O Governo dos EUA fez uma decisão histórica para permitir que a primeira empresa privada, a Lua Express, tivesse a permissão para viajar além da órbita e do solo da Terra para a Lua em 2017

Foi anunciada ontem a aprovação, que veio por intermédio da Administração da Aviação Federal (FAA). Eles disseram em um comunicado  que haviam “feito uma determinação de carga favorável para o Lunar Express conseguir lançar a missão MX-1E.

Tecnicamente, o espaço não pertence a ninguém. Mas, sob o Tratado do Espaço Exterior de 1967, a quaisquer entidades não-governamentais que desejem operar no espaço, incluindo a Lua, se deve ter autorização do seu governo.

O Lunar Express está tentando pousar na Lua como parte da Google Lunar XPRIZE, uma corrida entre 16 empresas privadas para aterrar uma sonda não tripulada na Lua. Apenas uma das outras equipes, localizada em Israel, também  tem um contrato de lançamento no momento. As demais equipes têm até 31 de dezembro deste ano para chegar a um contrato de lançamento para ser elegível sua participação.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Programa Cultura Indígena – Capítulo 4 – A chegada de Cabral!

A opção por Dória, o crime de ser rico, e o lixo das redes sociais.