Levando-se em consideração alguns conceitos científicos, chegamos à conclusão que muitos vegetais que chamamos de frutas não são frutas, e outros que nem imaginamos que sejam frutas, o são.
A fruta é um termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, melancia, mas não é aplicado ao tomate, que também é um fruto, mas não é doce.
Existem duas designações para o que a maioria das pessoas conhece apenas como fruta, mas que na verdade são frutos ou pseudofrutos, termos usados nos estudos de botânica, e por isso pouco conhecidos. Partindo do conhecimento de cada uma dessas classificações, fica clara a diferença entre elas.
Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes nas angiospermas (plantas que apresentam flores e frutos). Frutos são estruturas resultantes do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação. A função do fruto é proteger as sementes enquanto elas amadurecem e depois dissemina-las.
Podem ser classificados em:
- Frutos carnosos: possuem pericarpo suculento (figura).
O pericarpo consiste na parede de um ovário maduro, formada pelo epicarpo, o mesocarpo e o endocarpo, e que constitui o próprio fruto, excluindo as sementes.
Outros exemplos de frutos carnosos: tomate, abobrinha, pepino, azeitona e limão.
- Frutos secos: apresentam pericarpo seco (figura).
Outros exemplos de frutos secos: feijão, soja, girassol, arroz, nozes e ervilha (secos).
Pseudofruto é estrutura carnosa que não se origina do ovário da flor, mas de outras partes florais.
Tipos de pseudofrutos:
- Simples (formado a partir do pedúnculo ou pedicelo floral);
- Um pseudofruto muito apreciado é o caju. A parte suculenta que comemos do caju se originou do pedicelo da flor e a parte que se originou do ovário é a castanha-do-caju. Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha.
- Múltiplo (formado a partir da agrupação de vários ovários);
- O morango também é considerado um pseudofruto. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários. Na flor do morango, cada ovário origina um pequenino fruto, que são aqueles pontinhos escuros que podemos ver na superfície do morango. A parte suculenta e comestível é originada do receptáculo da flor, assim como na maçã e na pera.
- Infrutescência (formado a partir de pedúnculos florais com vários ovários).
- A fecundação que dá origem às infrutescências ocorreu numa inflorescência, isto é, numa estrutura onde se podem encontrar diversas flores agrupadas como se formando uma única flor. Os vários ovários de flores diferentes crescem em uma estrutura única.
E aí, qual é seu fruto ou pseudofruto favorito?
Referências:
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/frutos-pseudofruto.htm
Figuras:
www.fatosdesconhecidos.com.br/saiba-o-que-cores-das-frutas-significam/
http://biogilmendes.blogspot.com.br/2011/05/pseudofrutos.html
http://escolakids.uol.com.br/pseudofrutos.htm
Autora: Karen P Castillioni