in ,

Como fazer uma mini-horta

Falta de espaço não é mais desculpa para ter sua mini-horta. Mesmo quem mora em apartamentos pode, por exemplo, utilizar jardineiras ou vasos para cultivar seus próprios vegetais. Assim, você poderá ingerir vegetais frescos e totalmente livres de agrotóxicos.

LOCAL

O primeiro passo é escolher o local para abrigar sua mini-horta. Opte por um espaço arejado que receba incidência direta de sol durante pelo menos quatro horas diárias.

Você pode cultivar mais de uma hortaliça em um mesmo vaso. Neste caso, é necessário colocar as plantas que exijam semelhantes cuidados no mesmo recipiente. Este é o caso, por exemplo, da berinjela e do tomate-cereja.

Outra dica importante é que, para o plantio das hortaliças, o vaso deve ter, no mínimo, de 15 a 20 cm.

PLANTIO

Você pode encontrar as hortaliças em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas.

O plantio de espécies sementeiras como: alface, almeirão, alho-poró, chicória e cebolinha necessita que essas espécies sejam plantadas em sementeiras, antes de irem para o vaso definitivo. As mudas já formadas facilitam o plantio e aumentam o sucesso com a sua horta. Uma dica é que as sementes dessas hortaliças devem ser colocadas em um recipiente com terra solta (não compactada para crescimento das raízes) e adubada, além de protegidas de sol direto. Regue as sementes todos os dias e até duas vezes em dias de muito calor. Quando as sementes começarem a enraizar, você já pode transportá-las para vasos ou para um canteiro definitivo.

Lembre-se de que é importante utilizar terra adubada. Neste caso, você tem duas opções: comprar uma terra orgânica pronta já adubada ou preparar sua própria mistura com terra que tem em casa. Se você deseja preparar a mistura de terra, veja a dica abaixo.

Quais são os componentes da mistura de terra?

Terra + areia + algum tipo de adubo.

Qual é a proporção a ser utilizada para o preparo?

3 partes de terra + 1 parte de adubo (húmus de minhoca) + 1 parte de areia de construção (para evitar a compactação do solo). Depois misture os três componentes.

Como montar o vaso?

No vaso, coloque uma primeira camada de argila expandida (pequenas pedras de argila arredondadas e leves). Depois coloque a areia em uma camada fina para cobrir a primeira camada de argila e, em seguida, cubra com a mistura de terra que preparou. Finalmente, transfira sua muda ou semente para este vaso e complete ao redor da muda ou semente com a mistura de terra. Faça uma rega para deixar a terra úmida.

Gostou? Veja agora um exemplo de plantio de alface.

MiniHorta2

REGA

Para manutenção de sua mini-horta, a rega e a adubação (se necessário) serão praticamente os únicos trabalhos que você terá.

Mantenha a terra sempre úmida, sem encharca-la. Regar uma vez por dia já é o suficiente. O ideal é que você sempre toque a terra para verificar sua umidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar as plantas de sua horta. Sugere-se a utilização de vasos com furos embaixo para escoar o excesso de água.

Para manter a terra adubada, você pode utilizar adubo orgânico, químico ou húmus de minhoca a cada trinta dias.

COLHEITA

Conheça o tempo de colheita de algumas hortaliças que podem compor sua mini-horta:

MiniHorta3

Referências:

Vidigal, M. & Crippa, L. (2001). Minhas primeiras plantas e flores como cuidar passo a posso. Ediçaõ Especial Natureza. Editora Europa, págs. 68-73.

Figuras:

Figura de capa: http://www.coisasfuteis.com/2014/07/como-fazer-uma-horta-em-casa.html

Vidigal, M. & Crippa, L. (2001). Minhas primeiras plantas e flores como cuidar passo a posso. Ediçaõ Especial Natureza. Editora Europa, págs. 68-73.

Autora: Karen P Castillioni

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Fruta, fruto ou pseudofruto: você sabe a diferença?

Lei Paulista proíbe a guarda de animais por pessoas que praticam maus tratos.