in ,

GENTE do BEM … fazendo a diferença!

Nos artigos das últimas semanas falamos muito sobre os danos que o homem vem causando para o meio ambiente. Da poluição à extinção, o uso indiscriminado dos recursos naturais está causando impactos imensuráveis.

Recebemos algumas perguntas dos leitores sobre pessoas que estão indo contra a maré da destruição e resolvemos escrever sobre essas pessoas, que ainda são poucas, mas tem juntado recursos e inspiração para reverterem a situação atual do meio ambiente.

Boyan Slat é um jovem holandês que, através do financiamento coletivo (crowdfunding) arrecadou 2,2 milhões de dólares para colocar seu projeto em prática. Boyan criou um sistema para retirar do oceano os plásticos que se acumularam por anos devido à poluição. O sistema de captação de plástico consiste em braços flutuantes ancorados no fundo mar acoplados a uma estação que recolhe e faz a limpeza da área onde está implementado. Tudo isso utilizando as correntes e o vento, tornando a limpeza um processo limpo e natural.

A fase piloto do projeto do holandês está prevista para ano que vem em águas do mar do Japão.

Para saber mais sobre esse projeto e até apoiar a Ocean Cleanup, acesse o site da organização: http://www.theoceancleanup.com/.

O Capitão Paul Watson é o terror dos caçadores de baleias e focas e da pesca ilegal. Co-fundador do Greenpeace e fundador do  Sea Shepherd Conservation Society, Paul tem hoje dois barcos que patrulham os oceanos do planeta e confronta qualquer um que tenha evidência de atividade ilegal.

Em apenas um mês de 2014, o capitão interceptou mais de 19000 remoções da barbatana de tubarões e confiscou mais de 35 milhas de redes de pesca ilegal.

No site da Sea Shepherd, estão todas as campanhas e projetos que essa fundação atua: http://www.seashepherd.org/

Al Gore é um dos nomes mais conhecidos quando falamos em aquecimento global. O ex-vice presidente dos EUA escreveu diversos livros sobre a poluição do ar e o efeito estufa e sempre lutou para a aprovação de leis ‘verdes’ que preservassem o meio ambiente.

Em 2005 Al Gore criou o “The Climate Reality Project”, uma organização não governamental com o objetivo de encontrar soluções e resolver a crise climática.

Al Gore segue realizando palestras em todo o mundo, conscientizando as pessoas dos impactos que a poluição e emissão de gases estufa podem causar, além de pressionar países para poluírem menos, utilizando práticas sustentáveis.

Em sua página, este grande ativista mundial divulga os projetos em que atua e as palestras que leciona ao redor do mundo: https://www.algore.com/

Então existem sim pessoas fazendo a diferença, mas apesar de poucas são exemplares. A conscientização social ainda é um desafio. É preciso fazer a sociedade mundial entender e adotar as práticas verdes, pressionar países e organizações que poluem ao extremo. Não precisa ser um gênio, um ativista ou um político conhecido mundialmente. A salvação do planeta começa em nossas casas, com nossa família e nossas ações. Começa com VOCÊ!

oceancleanup1

Foto:http://www.theoceancleanup.com/

Video: How We Showed the Oceans Could Clean Themselves – Boyan Slat on The Ocean Cleanup (youtube)

Autora: Thayná Correa

O que você acha?

Escrito por Thayna Correia

Mestre em Oceanografia, Física, Química e Geológica. Especialista em Estudos Ambientais para área petrolífera e Repostas a Derramamento de Óleo em Corpos Hídricos.

Monteiro Lobato… soberba e bullying cultural!

Coluna Diversidade e Inclusão