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Imagem x Reputação … Porque e como diferenciar

Muitos empresários, empreendedores e profissionais liberais, confundem o conceito da palavra imagem com a de reputação. A palavra Imagem, proveniente do latim,  refere-se a uma figuração, representação, semelhança ou aparência de algo. Ou seja, aquilo que aparenta, mas na verdade não é. Pode-se considerar como uma figura ou  “ilusão” criada dentro das empresas para expor alguns princípios de negócios que “representam” uma organização, porém de fato, não está inserido no DNA daquela empresa. Quanto à palavra Reputação, refere-se a algo conquistado no mercado, que  encontra-se fora da empresa, não sendo uma “ilusão” ou figuração. Esta conquista é decorrente dos investimentos que uma empresa fez em princípios administrados internos renovadores, como os princípios sustentáveis, onde o DNA da Empresa foi transformado, desaguando num reconhecimento e conquista externa deste mercado. Sendo assim, quanto maior a dificuldade de uma empresa em reconhecer esse vício, representado por investir muito em imagem e pouco em reputação, tanto maior será o custo (tempo e dinheiro) para alcançar um ponto  de excelência.

Imagem e Reputação 2

 

É Importante notar que esta “confusão” pode ganhar contornos mais relevantes, quando considerarmos algumas questões estruturais de mercado, onde haja um ambiente de negócios com  concorrência imperfeita no qual um determinado agente econômico se encontra. Desta forma, quanto menor a concorrência (monopólio), maior a possibilidade de uma empresa desenvolver conceitos equivocados, focando muito em imagem e pouco ou nada em reputação. O maior exemplo disto pode ser visto na atual situação da Petrobrás. A empresa sempre divulgou por décadas a “imagem” da maior… da melhor… do nacionalismo exacerbado… e outras vícios que foram construídos  dentro da empresa e explanados indevidamente fora dela. Esta figuração convenceu a própria administração da empresa que passou a acreditar, que possuía um veículo com qualidades e atributos que na verdade não possuía. Bastou a empresa levar esse veículo ao primeiro lava jato da esquina,  para que todos entendessem o que é reputação. Reputação, portanto, é algo conquistado fora da empresa … é no dia a dia. Na atenção com seus clientes, ouvindo suas demandas e queixas, e até na sinceridade da admissão de seus próprios equívocos. Quando isto acontece, fica caracterizado como um ato de humildade e não de soberba, como a petrolífera nacional sempre exalou. Investir em reputação significa inclusive em examinar e preocupar-se como estão agindo os fornecedores e quais os procedimentos internos da cadeia produtiva. É por exemplo inaceitável, nos dias de hoje, que uma empresa adquira um insumo que possa vir manchado de trabalho escravo ou de agressões ambientais. Portanto quanto maior o tempo que uma empresa levar para aprender estas lições, substituindo o investimento em  imagem por investimento em reputação, tanto pior e amargo o remédio que terá que tomar.

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Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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