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Futebol: clientes fiéis … e insensatos.

O propósito de um negócio é criar um cliente” Peter Drucker.

As empresas Flamengo e Corinthians, juntas possuem 60 milhões de clientes. Não são clientes quaisquer, são clientes que morreriam pela empresa que fornece seus produtos, consumidos diariamente. Sim, diariamente, uma fidelidade de dar inveja ao dono do Facebook e do Twitter  ou de qualquer empresa no mundo, que luta desesperadamente para agradar seus clientes, invariavelmente infiéis.

Se na visão genial de Drucker, uma empresa tem obrigação de “criar um cliente”, os dois clubes de futebol (como os demais no Brasil) não precisam fazer o mínimo esforço para conquistar clientes. Eles nascem sozinhos, sem nenhum investimento em publicidade. Ou melhor, ganham publicidade gratuita, produzida com extrema competência por  consumidores adultos que diariamente conquistam novos mercados através dos próprios filhos. Gratuitamente.

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E tem mais … seja qual for o preço que o serviço for ofertado, a demanda é muito maior que a oferta, permitindo portanto praticar qualquer preço, já que o produto será consumido em larga escala. Desta forma nunca há crise neste mercado com uma feição de oligopólio. Razoável pensar portanto que a situação econômica dessas empresas produza estratosféricos lucros. Certo? Errado …  Corinthians e Flamengo juntos devem R$ 913 milhões (quase R$ 1 bilhão). O mais interessante é que se os diretores dessas empresas pedissem uma doação de R$ 10,54 e R$ 19,23 respectivamente a cada um de seus clientes, a dívida seria zerada. Como? Imaginemos, hipoteticamente, que cada um desses clientes doassem espontaneamente R$ 10,54 ao Corinthians e R$ 19,23 ao Flamengo, (multiplicados pela número de clientes/torcedores) atingiríamos os R$ 913 milhões devidos. Um detalhe importante: o produto vendido em suas lojas(camisas ou ingressos), custam 5 ou 6 vezes mais do que este hipotético valor a ser doado. Então cabe a conclusão que, se cada torcedor comprasse uma camisa oficial do seu time, ou assistisse uma partida no estádio,  a dívida não somente estaria paga, mas ainda sobraria 3 ou 4 vezes o montante da dívida atual, como crédito no caixa(sem contar com a televisão). Pelo jeito e pelos números, a dívida dessas empresas diante do conceito de Responsabilidade Social Corporativa e com todos esses players,  está sim em 1 bilhão …   de quilômetros de distância da verdade.

 

Fonte: Os valores das dívidas, constam no relatório publicado pelo Itaú. Quanto a número de torcedores, obtidos no site G1

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Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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